Conjunto Época de Ouro recebe a cantora Beatriz Faria, na Sala Funarte (Rio)

Beatriz Faria

A Cantora Beatriz Faria é a convidada do show do Conjunto Época de Ouro, no dia 8 de outubro, segunda-feira, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada franca.

Toda segunda, o espaço recebe o Época e seus convidados, para seu programa da Rádio Nacional AM (RJ), aberto ao público e com entrada franca, com transmissão ao vivo.

Beatriz Rabello de Faria. Filha de Paulinho da Viola, neta de César Faria (violonista falecido, que integrou o Época de Ouro), sobrinha de Raphael Rabello (violonista morto em 1995), herdou do pai, do avô e do tio a paixão pelo samba, pelo choro e pela música brasileira, como um todo. É cantora do Bloco Sassaricando desde a sua fundação, em 2009, onde no sábado de carnaval, leva sambas e marchinhas para as ruas do Rio de Janeiro. Atualmente, apresenta-se em casas de shows pelo Brasil e acompanha seu pai em apresentações.

Neste show, a cantora apresenta o seguinte repertório: “É luxo só” – Ary Barroso e Luis Peixoto; “Enredo do meu samba” – Dona Ivone Lara e Jorge Aragão; “Gostoso veneno” – Wilson Moreira e Nei Lopes; “Obsessão” – Mirabeaus / Milton de Oliveira; “Sem ela eu não vou” – Paulinho da Viola

Beatriz iniciou sua carreira profissional em 2007, convidada pelo pai para fazer parte do projeto “Paulinho da Viola – Acústico MTV”, lançado no mesmo ano em CD e DVD. Em março de 2008, estreou nos palcos teatrais como atriz e cantora em “Divina Elizeth”, um musical de João Falcão sobre a vida da cantora Elizeth Cardoso, em temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em janeiro de 2009, passou a fazer parte do elenco do musical ‘’Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha’’, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral. No mesmo ano, cantou ao lado de Marcos Sacramento em shows do projeto “Alô Alô Carmen Miranda”, no CCBB do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte. Em agosto de 2010, estreou no musical ‘’É com esse que eu vou’’, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, em cartaz no Rio de Janeiro por 6 meses, seguindo em turnê por 10 cidades até o final de 2011.

O Conjunto Época de Ouro – Formado atualmente por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão), o grupo foi organizado, definitivamente em 1966, e teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta, no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de Jacob, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e, desde esta data, até 1972 , o conjunto não se apresentou, retomando suas atividades somente em 73, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo “Sarau”, no Teatro da Lagoa. Foi dali que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral e todo um movimento no país, em busca de dar maior amplitude ao Choro.

Neste show, o Época de Ouro toca as seguintes músicas: “Flauta Chorona” – Altamiro Carrilho; “Mar De Espanha” – Bonfiglio de Oliveira; “Não Gostei dos Seus Modos” – Moleque Diabo; “Atlântico” – Ernesto Nazareth; “Tupinambá” – Ernesto Nazareth; “Tenebroso” – Ernesto Nazareth; “O Boêmio” – Anacleto de Medeiros; “Homenagem à Velha Guarda” – Sivuca; “Romântico” – Dino Sete Cordas e Orlando Silveira; “Rio São Paulo” – Niquinho; “Flautista Triste” – Altamiro Carilho;

“Corroca” – Luís de Souza; “Fogo na Roupa” – Altamiro Carilho; “Os Pintinhos no Terreiro” – Zequinha de Abreu; “Carnaval Duvidoso” – Adalberto de Souza; “Pandeiro de Ouro” – Elias Barbosa e Mathias Pinto; “Minha Crença” – Dino Sete Cordas e Déo Loro; “Aperto de Mão” – Dino Sete Cordas, Meira e Augusto Mesquita e “Feia”, Jacob do Bandolim.

Esta programação da Sala Funarte Sidney Miller é fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a Empresa Brasileira de Comunicação, em que a Funarte cedeu o espaço à EBC, para os eventos, às segundas-feiras. Antes, o show era transmitido no auditório da Rádio Nacional, que passa por reformas. Foi no prédio da antiga – e lendária – Rádio Nacional, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados. O programa “Época de Ouro” é apresentado por Cristiano Menezes, com transmissão ao vivo pela Rádio Nacional AM – 1.130 kHz

Show do programa “Época de Ouro”
Dia8 de outubro de 2012, às 17h

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro –Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)

Realização: Rádio Nacional (EBC)
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro da Música
Apresentação: Cristiano Menezes
Produção: Jorginho do Pandeiro
Assistente de produção: Celsinho Silva

Classificação indicativa etária: livre

Mais Informações
Tels.: (21) 2279-8601 e (21) 2279-8087 (bilheteria)
cemus@funarte.gov.br