“O Esplendor da Comédia e o Esboço das Idéias” será lançado no dia 20/10, em Petrópolis

Capa do livro "O esplendor da comédia e o esboço das ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930"

O livro O esplendor da comédia e o esboço das ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930, de Sergio Fonta, publicado pela Funarte, será lançado no sábado, 20 de outubro, às 18h, na Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial, na cidade de Petrópolis (RJ). O lançamento ocorre durante as comemorações dos 136 anos de nascimento do escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, que dá nome à Casa.

O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930 resgata uma parte da memória do teatro brasileiro do início do século XX. Organizado pelo escritor, dramaturgo, ator e diretor Sergio Fonta, a obra reúne dez textos que traçam um interessante painel da sociedade brasileira nesse período. O volume conta, ainda, com inúmeras notas ao pé de página, a biografia de cada autor e a sinopse de cada peça selecionada.

Sergio Fonta buscou reunir o que havia de melhor na dramaturgia nacional. São montagens que marcaram a vida cultural do país, especialmente a do Rio de Janeiro, então capital federal, e consagraram nos palcos nomes como o de Dulcina de Moraes, Jaime Costa, Leopoldo Fróes e Procópio Ferreira, conquistando enorme sucesso de público.

A obra teatral de Claudio de Souza está representada no livro pelo texto Flores de Sombra. Um dos grandes sucessos do ator Leopoldo Fróes, a peça estreou em São Paulo, em 1916, sendo encenada no ano seguinte no Rio de Janeiro, no Teatro Trianon, atingindo quase trezentas apresentações.

Ao abordar temas polêmicos e que revelam os costumes da época, como a mudança do papel da mulher na família, a corrupção, a política, essas peças resgatam não só a comédia de costumes e sátiras, que se destacavam até então, como também os primórdios do chamado teatro de ideias, que viria a se consolidar a partir dos anos 1940.

SERVIÇO

O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930
Organização: Sergio Fonta
Edições Funarte

Data: 20 de outubro, às 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis (RJ)

Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Entrada franca