Sergipe e Rio de Janeiro recebem Painéis Funarte de Música Popular

Municípios do Rio de Janeiro, Rio das Ostras (RJ) e São cristóvão (SE) terão atividades

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música, abriu 510 inscrições para novos Painéis de Música Popular, nos municípios de São Cristóvão, em Sergipe (de 1º a 7 de novembro) – dirigido a técnicos de produção, de Rio das Ostras (RJ), (de 5 a 11 de novembro), e do Rio de Janeiro (de 5 a 9 e de 12 a 14 de outubro) – ambos oferecidos a músicos. Os interessados devem enviar fichas de inscrição para o e-mail musica.funarte@gmail.com. Elas serão analisadas pelos professores correspondentes, e os interessados receberão respostas por e-mail, informando se foram ou não selecionados.
Acesse aqui a ficha de inscrição

Os Painéis Funarte de Música Popular são atividades de apoio aos profissionais da área de música no Brasil, voltadas para o aprimoramento da técnica e para a excelência artística. O programa tem como objetivo a qualificação e o aperfeiçoamento de músicos; a intensificação dos intercâmbios entre profissionais da área e trocas de experiências; além da disseminação de conhecimentos e práticas relacionadas à educação musical.

Em São Cristovão (SE), o Professor Jailton Antonio Pereira vai ministrar a Oficina de Produção de Palco, na Universidade Federal de Sergipe. Com 50 vagas para técnicos de produção na área musical, a oficina será oferecida nos turnos da manhã e da tarde, com a carga horária de 40h/aula. Jailton é produtor artístico, técnico musical e gestor de Projetos Culturais. É inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), como violonista e guitarrista. Nascido em Volta Redonda (RJ), começou a carreira em 1985, em Minas Gerais. Trabalhou com Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini, Sandra de Sá, Fábio Fonseca, Zé Renato, Boca Livre, Nico Assumpção, Be Happy, Marina Lima, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Simone, Lulu Santos, Guto Graça Mello, Djavan, Pepeu Gomes, Orlando Morais, Moraes Moreira, Fafá de Belém, Jorge Vercillo, Flavio Venturini, Novos Baianos, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marcelo Costa, Paulo Calasans, Carlos Balla, Ricardo Leão, Torcuato Mariano, Cláudio Venturini, 14 Bis, Ivan Lins, Família Jobim, entre outros.

Para os Painéis de Rio das Ostras (RJ), realizados de 5 a 11 de novembro, músicos podem se inscrever nas aulas de cavaquinho, bandolim, violão, saxofone, clarineta, flauta, pandeiro e percussão. Os alunos de todos estes cursos vão ainda receber aulas de Prática de Conjunto e Apreciação Musical. Os turnos são manhã e tarde e a carga horária é de 40 h/aula. Os professores são Mauricio Carrilho (violão); Luciana Rabello (cavaquinho); Pedro Amorim (bandolim) Naomi Kumamoto (flauta); Rui Alvim: (saxofone e clarineta); Celso Silva (pandeiro percussão).

No Rio de Janeiro, capital, na Escola de Música Villa Lobos, parceira do programa, professores especializados em 12 instrumentos darão aulas para até 240 músicos – 20 para cada curso. A carga horária é de 40 horas/aula.

Os Painéis de São Cristóvão são realizados em parceria com o Forúm Permanente de Música de Sergipe e os Painéis de Rio das Ostras contam com a parceria do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Criados em 2012, os Painéis Funarte de Música Popular têm como modelo os Painéis Funarte de Regência Coral (criado nos anos 1970 e retomado em 2007) e de Bandas de Música, executados pela Instituição desde 2000.

Painéis Funarte de Música Popular 2012

Acesse aqui a ficha de inscrição
A ficha deverá ser enviada para o e-mail: musica.funarte@gmail.com

Próximas atividades

Município de São Cristovão – Sergipe
Em parceria com o Forúm Permanente de Música de Sergipe

Realização: de 1º a 7 de novembro de 2012
Oficina de Produção de Palco
Professor: Jailton Antonio Pereira
Público-alvo: técnicos de produção em música
Vagas: 50
Horários: manhã e tarde
Carga horária: 40 horas/aula
Local: Universidade Federal de Sergipe

Município do Rio de Janeiro (RJ)
Em parceria com a Escola de Música Villa Lobos
Dias: 5,6,7,8,9,12,13,14 de novembro de 2012
Público-alvo: músicos, em geral
Horários: 8h às 13h
Todos os cursos disponibilizam 20 vagas cada
Carga horária: 40 horas/aula
Local: Escola de Música Villa Lobos

Professores e instrumentos

Nivaldo Ornelas (sax tenor)
Henrique Band ( sax barítono)
Idriss Boudrioua (sax alto)
Adriano Souza (piano)
Humberto Mirabeli (guitarra)
Guto Wirtti (baixo)
Rafael Barata (bateria)
André Verselino (percussão)
Diogo Gomes (trompete)
Éverson Moraes (trombone)
Tiago Osório (tuba)
Joana Queirós (clarinete)

Município de Rio das Ostras – Rio de Janeiro
Em parceria com o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e a Fundação Rio das Ostras de Cultura

Realização: de 5 a 11 de novembro de 2012
Público-alvo: músicos, em geral
Horários: manhã e tarde
Carga horária: 40 horas/aula

Aulas e professores destes painéis

– Violão, para 25 alunos – Mauricio Carrilho
– Cavaquinho, para 25 alunos – Luciana Rabello
– Flauta, para 15 alunos – Naomi Kumamoto
– Saxofone, para 15 alunos e clarineta, para 15 alunos – Rui Alvim
– Bandolim, para 15 alunos – Pedro Amorim
– Pandeiro, para 25 alunos e percussão, para 25 alunos – Celso Silva

As aulas de Prática de Conjunto e Apreciação Musical são para todos os alunos inscritos nos cursos