No sábado, 27, a apresentação é às 21, e no domingo é às 20h
A partir do dia 25 de outubro, espetáculos de tetro, dança, circo e artes populares se apresentam no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília (DF). A programação, que conta com 20 espetáculos teatrais, oito oficinas, dois festivais, uma audição musical e palestras, faz parte do projeto Em Cena no Planalto, contemplado pela Funarte no edital de ocupação do Teatro. A temporada é de seis meses e tem a proposta de reunir espetáculos com destaque nacional e peças de qualidade reconhecida.
A estreia é com o espetáculo “A Mulher que escreveu a Bíblia”, de Moacir Scliar, até dia 28, domingo. Em um cenário vazio, apenas com uma pedra e alguns “pergaminhos”, o monólogo conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, a um só tempo encantadora e assustadora. Ela fora, no século X A.C., uma das setecentas esposas do rei de Israel, Salomão – a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever; habilidade incomum nas mulheres da época – em que as não consideradas belas tinham as funções de cuidar da casa, casar e gerar filhos. Encantado com a capacidade da jovem, o sábio monarca encarregou-a de escrever a história do seu povo. A personagem dá ao livro um nome grego: biblion, ou seja: a Bíblia. A atriz é Viana em cena, com direção de Guilherme Piva.
Com narrativa elaborada, que conjuga erudição, linguagem antiga, bíblica mas também chula, Moacir Scliar construiu, com grande sucesso, um misto de sátira e aventura. O texto foi publicado em 1999 e, no ano seguinte, ganhou o Prêmio Jabuti. A obra do autor abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio. Scliar recebeu três vezes o Jabuti, além do Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) do Casa de Las Americas (Cuba). Tem vários de seus livros publicados em doze idiomas e é considerado um dos maiores autores brasileiros contemporâneos.
A montagem recebeu o Prêmio Qualidade Brasil 2008 – Melhor Atriz (Inez Viana). Foi indicado para o Prêmio como Melhor Espetaculo, e também para outros importantes troféus, como o Prêmio Shell 2007 – Melhor Atriz e Melhor Iluminação; e Melhor Atriz nos prêmios Extra e APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (2008). Concebida e dirigida por Guilherme Piva para Inez Viana, a adaptação teatral do romance é de Thereza Falcão. A estreia foi em 2007, no Rio, com sucesso total de crítica e público, que lotou todas as apresentações. O espetáculo foi considerado como um dos dez melhores daquele ano pelo Jornal O Globo. Reestreou, a convite do Teatro dos Quatro (Rio), em 2008, para uma temporada breve, mas foi prorrogado quatro vezes e ficou em cartaz por cinco meses. Desde então a montagem continuou a ser encenada.
O Em Cena no Planalto inclui um lounge temático, montado na área externa do Teatro. No café serão oferecidas bebidas e comida e haverá pequenas apresentações de artistas locais. Este espaço foi planejado para ser aconchegante e servir de ponto de encontro e reunião do público.
Projeto Em Cena no Planalto
Contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos / 2012
Espetáculo de estreia
“A Mulher que escreveu a Bíblia”
Texto: Moacir Scliar; Direção: Guilherme Piva
Com Inez Viana
De 25 a 28 de outubro de 2012
Horários: sábado às 21h e domingo: 20h
Ingressos: R$ 20 inteira. Meia: R$ 10
Ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 16h até 30min após o início dos espetáculos
Duração: 80 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos
Teatro Funarte Plínio Marcos
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro) , Brasília
(61) 3322-2053
Coordenação de Programação e Direção de Produção: Turbilhão de Ideias; Produção Executiva:Maré Cheia – MilcaLuna; Curadoria: Gustavo Nunes e Rosanna Viegas; Designer:Patrícia Façanha; Realização: Studio Ziss
Mais informações: cenicasbsb@funarte.gov.br