Artistas questionam conceitos da pintura brasileira, em mostra na Sala Nordeste

"Territórios", na Sala Nordeste

Chega a Recife (PE) na terça-feira, 6 de novembro, a exposição “Territórios”, na Sala Nordeste, no Bairro do Recife. A mostra estará aberta ao público a partir de quarta-feira, 7 de novembro, até 7 de dezembro, com entrada franca. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife.

A exposição propõe uma reflexão acerca dos rumos tomados pela pintura brasileira e mundial, a partir do olhar de uma nova geração de artistas, oriundos de várias regiões do país. Como em uma síntese da diversidade cultural brasileira, o projeto promove o diálogo entre o Norte, o Nordeste, o Centro-oeste e o Sudeste, a partir das incursões artísticas de Daniel Lannes (RJ) , Fábio Baroli (MG), Fábio Magalhães (BA), Flávio Araujo (PA) e Thiago Martins Mello (MA). Segundo os organizadores, a proposta se apóia no “caráter de ruptura das produções contemporâneas, que dispensam rótulos e se concentram nos processos individuais de cada artista para oferecer uma investigação sobre as questões técnicas, conceituais e subjetivas da pintura”. O título do projeto tem o objetivo de refletir um caráter autêntico e agregador: O termo “território” é utilizado para conotar um “espaço ocupado por cada linguagem e narrativa presentes na pintura figurativa, que mantém sua essência e se fortalece ao estabelecer contato com ideias além de sua esfera de atuação”.

A ideia de ultrapassagem de barreiras também está presente na exposição: o maranhense Thiago Mello foi o elo de ligação da equipe, que até pouco tempo atrás, não se conhecia pessoalmente. “A ideia pôde tomar corpo com a ajuda da internet, único território que viabilizou nossos encontros em meio à distância física e às agendas de cada um” afirma o artista, para quem até mesmo o meio digital dialoga com a proposta do trabalho – porque este meio provocaria novas visões de “espaço real” e “virtual e de conceitos como “local” e “universal”

A mostra tem como alicerce a amplitude de alcance da arte, que ultrapassa a esfera estética e transmite conceitos e questionamentos. Esta conquista de novos territórios também se reflete na proposta itinerante da mostra. Ela visitará outros estados, com a proposta de  envolver novos talentos, para fortalecer a produção da pintura como uma construção contemporânea multidisciplinar.

Territórios – Projeto Coletivo de Pintura
Sala Nordeste – Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife – PE
Período de visitação: de 7 de novembro a 7 de dezembro de 2012
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada gratuita