Na mostra de Kika Nicolela, no Rio, instalação exibe vídeo com mais de cem atores

"THE FILM THAT IS NOT THERE"

A vídeo-instalação “THE FILM THAT IS NOT THERE”, da paulista Kika Nicolela, será exposta a partir do dia 22 de novembro, no Mezanino do Palácio Gustavo Capanema, centro do Rio de Janeiro. O vídeo, que tem participação de mais de cem atores, é fruto de um projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro. A visitação é gratuita.

A obra tem como base vídeos, gravados entre 2010 e 2011, durante residências artísticas de Nicolela, na Coréia do Sul, Singapura e Suíça. Lá, a artista convocou atores locais para um teste de elenco, baseado em cenas de um roteiro, criado por ela e traduzido para as línguas de cada país. Em 2012, gravou no Brasil a última parte do projeto, com a participação de atores como Caco Ciocler, Carlos Meceni, Maria Manoella, Mariana Loureiro e Paula Picarelli. No total, mais de cem atores colaboraram com o projeto. Composta por seis projeções em alta-definição, a vídeo-instalação multicanal tem como proposta a desconstrução do roteiro, abrindo espaço para múltiplas possibilidades de interpretação e tradução, por parte dos participantes e do público.

Esta é a primeira individual de Nicolela no Rio de Janeiro. A artista, que já participou de mais de cem mostras, coletivas e individuais, explica que a vontade de fazer uma video-instalação, ao invés de um longa-metragem, vem da busca de uma relação mais aberta e crítica entre espectador e obra. Neste trabalho, Nicolela teve como proposta nunca revelar sobre o que exatamente era o roteiro original, ou as relações exatas entre os personagens. “Existe um potencial muito maior em deixar que cada ator, e cada espectador, construa sua própria versão”, comenta a artista. “O cinema exerce uma influência direta sobre a minha pesquisa artística, que recai principalmente sobre o desmembramento e questionamento dos dispositivos de representação e narrativa, sobre a questão do sujeito e sobre a relação entre autor, espectador, câmera e objeto”, completa Kika Nicolela.

“THE FILM THAT IS NOT THERE” ficará em exposição por um mês. Além da mostra, Nicolela vai realizar dois eventos abertos ao público,também no Mezanino do Palácio Gustavo Capanema. Na terça-feira, 4 de dezembro, às, 14h, será oferecida a oficina “O cinema em exposição”. Nela, a artista abordará o vídeo no contexto da arte contemporânea, por meio da apresentação de obras e artistas. Já no dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 17h, Nicolela vai participar de uma conversa com o público, juntamente com a artista e pesquisadora Livia Flores, com o tema: “O processo de criação e o desenvolvimento do projeto”. Na ocasião, será lançado o catálogo da exposição.

Sobre a artista – Kika Nicolela já participou de mais de cem exposições individuais e coletivas, no Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Alemanha, EUA, Inglaterra, França, Portugal, Áustria, Finlândia, Polônia, Coréia do Sul, Eslovênia, Singapura, Suiça e Suécia. Seus vídeos foram exibidos e premiados em festivais em mais de 30 países. Além do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, foi ganhadora do Prêmio Mostras de Artistas no Exterior, da Fundação Bienal/Ministério da Cultura; do Prêmio Aquisição do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, Apoio à Produção de Artes Visuais, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; do Programa de Difusão e Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura; do Programa de Exibições do Centro Cultural São Paulo e do Incentivo à Produção da Semana de Artes do Recife. Também recebeu bolsas para as residências artísticas Sumu (Finlândia), Rondo Studio (Áustria), Künstlerdorf Schöppingen Foundation (Alemanha), Gyeonggi Creation Center (Coréia do Sul), Objectifs (Singapura), Rote Fabrik (Suiça) e LIFT Liaison of Independent Filmmakers of Toronto (Canadá). Como curadora, Nicolela desenvolveu programas para festivais no Brasil e exterior, além de realizar a curadoria e coordenação do projeto colaborativo “Exquisite Corpse Video Project”, que conta com a participação de mais de 70 artistas de 25 países. A artista é representada pela Galeria Jaqueline Martins (São Paulo), e pela Vtape (Toronto).

“THE FILM THAT IS NOT THERE”
Vídeo-instalação
De 22 de novembro a 21 de dezembro de 2012
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Eventos relacionados

Oficina
“O cinema em exposição”
Com Kika Nicolela
4 de dezembro de 2012, terça-feira, das 14h às 18h

Lançamento do catálogo da exposição e Conversa com o público
“O processo de criação e o desenvolvimento do projeto”
6 de dezembro, quinta-feira, às 17h
Com Kika Nicolela e Livia Flores

Mezanino do Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada franca

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro

Mais informações
Fundação Nacional de Artes / Centro de Artes Visuais

cavisuais@funarte.gov.br