Elaine Guedes mistura blues e MPB em show na Sala Sidney Miller

Elaine Guedes. Foto: Julio Cerino

A cantora Elaine Guedes apresenta o show Duas Línguas, na quinta, 6 de dezembro, às 18h30, na Sala Funarte Sidney Miller, Centro do Rio, com a participação especial do cantor Antonio Quintella e Pedro Braga, nos violões, cavaquinho e bouzouki – um instrumento grego. O repertório inclui composições próprias e da parceria da cantora com Chico Cesar, Gary Lucas, Maurício Oliveira, além de “belas canções de Nelson Cavaquinho”, outras das décadas de 30 e 40, de Rezsö Seress e Richard Rodgers – com uma versão inédita de Elaine Guedes. “Tudo um pouco permeado pelo blues”, como ela explica. A direção musical é de Luiz Souza.

Elaine Guedes está lançando o segundo livro, Poemas em Cortes Profundos, pela Editora Multifoco e diz que esse processo trouxe outra forma de criação, diferente da que vinha fazendo, “em que os compositores musicam suas poesias”. Nesse contexto, compôs músicas com Moacyr Luz e Chico César. O show traz também, músicas de Sérgio Sampaio, Luiz Melodia e Paul McCartney.

Na opinião do cantor Luiz Melodia, Elaine “tem um talento que merece ser reconhecido pela sua versatilidade e pela sua forma única de interpretar”. Outro incentivador do trabalho da cantora, Djavan diz que Elaine é “bem diversificada em estilos, consegue se movimentar dentro deles com swing, feeling, coisas que certamente a levarão longe”.

O primeiro CD de Elaine Guedes, Comer, foi indicado ao Prêmio Sharp de Música. Ela também gravou Rapte-me, Camaleoa, na coletânea Elas cantam Caetano, pela Warner, com produção de Guti Carvalho e, ainda, na Europa e Estados Unidos, com Ayrto Moreira, Gilberto Gil e Bebel Gilberto, pelo selo alemão Metalimbo, Global Brasiliens. Um novo projeto foi iniciado, através da internet, em parcerias com artistas de outros países, como Gary Lucas (EUA), Joana Rios (Portugal) e Carlos Luís (República Dominicana/Cuba).

No repertório de Duas Línguas estão: Meu pobre blues, de Sérgio Sampaio; Sua estupidez, de Roberto Carlos/ Erasmo Carlos; Duas línguas, de Chico César/ Elaine Guedes; Black bird, de Lennon/McCartney; I’m a Fox, de Elaine Guedes/ Gary Lucas; Wait till you see her, de Richard Rodgers/ by Lorenz Hart (versão Elaine Guedes); Please send me someone to love, de Percy Mayfield; Pode sorrir, de Nelson Cavaquinho/ Guilherme Brito; Gloomy sunday, de Rezső Seress; Rapunzel, de Elaine Guedes/ Maurício Oliveira; Farrapo humano, de Luiz Melodia e Wonderful world, de Bob Thiele/George David Weiss.

Projeto Música na Cidade
Show “Duas Línguas”
Com Elaine Guedes
Quinta-feira, 6 de dezembro, às 18h30.

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro.
Palácio Gustavo Capanema, térreo.

Ingressos: R$ 10,00 (meia) – promoção
Classificação etária: 12 anos

Cemus – 2279-8601
Bilheteria – 2279-8087 (após às 15h)