A Companhia Nós no Bambu apresentou, no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília, o espetáculo de acrobacia e dança “Desdobrar”.
A montagem inédita traz um dilema: quatro mulheres interagem, cada uma com três varas de bambu amarradas entre si. A adaptação delas à estrutura que pode prender, mas a manipulação do mecanismo pode libertar. Da recriação da escultura de bambu se desdobram-se formas e sentidos. Uma das propostas do espetáculo é transmitir ao público a sensação de subir e descer, girar e cair, cair e levantar, tornando a subir, sem cessar, mostrando um eterno ciclo. Perder para ganhar, morrer para renascer. Seria a relação da mulher com a vida? Seria o papel da mulher em seu tempo? É preciso se desdobrar em muitas para ser inteira, para ocupar espaço…
Sobre a Cia. Nós no Bambu – Corpos em movimento, que interagem com bambus e movimento. Foi com esta ideia que nasceu a Cia. Nós no Bambu, de Brasília (DF). Seu repertório de dança acrobática sobre esculturas artesanais, construídas com esta matéria-prime, é mais uma faceta do imprevisível “circo contemporâneo”, ou “circo novo”. “A grandeza velada desta arte peculiar se dá na adaptação constante de tato e força dos intérpretes a este material natural suscetível às variações climáticas”, dizem as integrantes da Companhia, Ana Flávia Almeida, Nara Faria, Poema Mühlenberg, Roberta Martins e Ana Nolasco. Oito anos de pesquisa, originada no método Integral Bambu, resultam em uma expressão artística com uma filosofia de sustentabilidade ambiental, que traz proposta de inovação.
“Desdobrar”
Dia 14 de dezembro, às 21h
Teatro Funarte Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Brasília (DF)
Ingressos: R$ 10. Meia entrada: R$ 5
Realização: Cia. Nós no Bambu
Direção Artística: Julieta Zarza
Dramaturgia de Julieta Zarza e das intérpretes criadoras: Ana Flávia Almeida, Nara Faria, Poema Mühlenberg, Roberta Martins e Ana Nolasco (stand-in).
Trilha sonora original: Luiz Oliviéri e Julieta Zarza. Figurino: Roustang Carrilho e Leonardo Shamah. Iluminação Higor Filipe. Programação Visual: Bruna Daibert. Produção Executiva: Liane Mühlenberg e Poema Mühlenberg. Produção de Base: Jamile Pereira
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
O evento faz parte do I Festival Circo Brasília, que é integrante do projeto “Em Cena no Planalto”, contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos / 2012 (2º Semestre).
I Festival Circo Brasília
Realização: Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização – IPAM
Contatos c. a Cia. Nós no Bambu
http://nosnobambu.blogspot.com.br/
nosnobambu@gmail.com
(61) 3034 1459 / 9272 7068
Brasília (DF)