Fábio Baroli expõe “Vendeta”, na Sala Nordeste

Exposição Vendeta - Foto Stephanie Santos

Violência e hostilidade camufladas em brinquedos infantis sobre o cenário doméstico é o que o mineiro Fábio Baroli retrata em sua exposição Vendeta. Em cartaz na Sala Nordeste, em Recife (PE), a mostra traz uma série de pinturas retratando um grupo de crianças e adolescentes rebelados numa “guerra” entre si e contra espectadores. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife e permanece até o dia 15 de fevereiro. A entrada é gratuita.

O recorte que Fábio retrata em Vendeta é inspirado no conceito de ‘Intifada’ – revolta contra algo ou alguém. O artista adaptou a revolta dos palestinos à sua realidade e imaginação, fazendo do seu bairro, Uberaba (MG), o cenário de uma “guerra doméstica” onde crianças se confrontam munidas de brinquedos de plástico, em clima de brincadeira. “Há uma relação direta entre as guerras calcadas pela humanidade ao longo do processo civilizatório de dominação, em sua maioria, àquelas que se sucederam por diferenças ideológicas. É como uma intifada, como rixa ou revolta aplicada entre desavenças familiares ou entre disputas de indivíduos, com certo nível de proximidade que têm de alguma forma a honra comprometida”, explica Baroli. Através de pinturas a óleo sobre tela, ele substitui armas e soldados treinados por crianças e brinquedos de plástico, transformando, ainda, o sentimento de guerra e opressão por lazer e diversão.

A exposição é o desdobramento de uma série que foi exposta em São Paulo e soma os conceitos de intifada e vendeta a partir da realidade do artista. “Queria trabalhar com a nova geração de crianças da minha família e antiga vizinhança. Então, retornei à cidade para buscar reviver o universo infantil e das novas crianças do bairro. Vendeta é um termo abrasileirado do italiano vendetta, que quer dizer vingança”, ressalta o artista. Segundo Baroli, os trabalhos que desenvolve nesta série retratam crianças portando armas de plástico nas mãos e apontando para quem vê. “É uma espécie de reivindicação”, explica.

Questionamentos como, “Vendeta seria uma batalha inspirada no momento político vivido pelos homens do Oriente ou seria um retorno à infância do artista?”, levantados pelo curador da exposição, Renato Silva, só poderão ser respondidos por aqueles que visitarem a exposição. “Não pense que será algo difícil ou exclusivo daqueles que entendem de arte, Vendeta é para todos, sem restrição de classe ou idade, para aqueles que compõem, ou não, o campo das artes visuais”, salienta o curador.

Sobre o artista

Esta é a segunda visita que Fábio Baroli realiza ao Nordeste. Em 2011, o artista expôs a mostra Lar Doce Lar, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa (PB). Em sua trajetória, há exposições coletivas e individuais por vários lugares do Brasil, que somam até agora, cinquenta e oito. É também, premiado em salões e concursos de arte, como o 10º Prêmio de Arte Contemporânea do Iate Clube de Brasília (2011), o do 9º Salão de Artes Visuais de Guarulhos (2010) e o do 28° Salão Arte Pará (2009), dentre outros. Natural de Uberaba (MG), Fábio Baroli é representado pela Galeria Laura Marsiaj, no Rio de Janeiro.

Serviço:
Exposição
Vendeta, de Fábio Baroli

Local: Sala Nordeste
Endereço: Rua do Bom Jesus, nº 237 – Bairro do Recife (PE)
Visitação: De 19 de dezembro a 15 de fevereiro de 2013
De segunda a sexta, das 10h às 18h
Informações: (81) 3117-8430
Entrada franca

Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife