Conjunto Época de Ouro recebe o saxofonista Levi Chaves na Sala Sidney Miller

Levi Chaves - Divulgação

O Conjunto Época de Ouro recebe na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, na Sala Funarte Sidney Miller, Centro do Rio, o saxofonista e clarinetista Levi Chaves. O show será em homenagem ao maestro Severino Araújo, que comandou por mais de 70 anos a Orquestra Tabajara e morreu no ano passado.

Com entrada gratuita, o programa semanal “Época de Ouro”, da Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro (1.130 KHz), é transmitido ao vivo, a partir das 17h. A atração é conhecida por apresentar o melhor do chorinho e do samba. É realizada pelo grupo que preserva o nome do conjunto fundado por Jacob do Bandolim, em 1964, o inesquecível Época de Ouro. A programação faz parte do Projeto Música na Cidade, da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

No show, o carioca Levi Chaves vai relembrar o regente e compositor pernambucano, tocando algumas de suas músicas. O encontro contará também com as participações dos irmãos do maestro, Jayme Araújo e Plínio Araújo, contando histórias da Orquestra Tabajara e de seu idealizador, Severino Araújo.

O Época de Ouro é formado, atualmente, por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). Cristiano Menezes apresenta o programa, que recebe pedidos de músicas dos ouvintes. As músicas tocadas pelo conjunto serão: “Murmurando” – Fon-Fon; “Flor do abacate” – Alvaro Sandin; “Diabinho Maluco” – Jacob do Bandolim; “Flor Amorosa” – Joaquim Antonio Calado; “Pedacinho do céu” – Waldir Azevedo; “Treme-treme” – Jacob do Bandolim; “Naquele tempo” – Pixinguinha; “1 x 0” – Pixinguinha e Benedito Lacerda; “Tico tico no fubá” – Zequinha de Abreu,  “Uma noite no Sumaré”- Orlando Silveira e Esmeraldino Sales e ainda, “A ginga do mané” – Jacob do Bandolim.

O Programa Época de Ouro era gravado na sede da Rádio Nacional, na Praça Mauá, no Centro do Rio, onde muitos talentos da música brasileira foram revelados. Atualmente, o prédio passa por uma reforma geral e por isso, na agenda da Sala Funarte Sidney Miller, as segundas-feiras estão reservadas, durante um ano, para as transmissões do programa. A cessão de uso do espaço é fruto de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Levi Chaves

O músico toca onze instrumentos de sopro (saxofones, flautas e clarinetas). É também arranjador e compositor. Iniciou sua carreira profissional na Banda Sinfônica Jovem da Fundação Educacional de Barra Mansa, como clarinetista solista. Tocou em algumas orquestras populares, como: “Orquestra Reverson”, com Heraldo Reis; “Orquestra Tabajara”, com Severino Araújo; “Orquestra Maestro Cipó”; “Orquestra de Frevo de Juarez Araújo”; “Orquestra Raul de Barros”, dentre outras. No teatro, participou nas produções musicais de: “Tudo é Jazz “de Kander e Hebb; “Cristal Bacharah” de Charles Miller; “7 O Musical” com músicas de Ed Mota; “Era no Tempo do Rei” com músicas de Carlos Lyra e letras de Aldir Blanc; “Bibi in Concert III”,  “Pop e O Samba Carioca” de Wilson Baptista, dentre outros. Participou também, como músico convidado, da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Filarmônica do Rio de Janeiro.

Projeto Música na Cidade
Show do Conjunto Época de Ouro com os convidados Levi Chaves, Jayme Araújo e Plínio Araújo
Dia 4 de fevereiro de 2013, segunda-feira, das 17h às 19h

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema, térreo
Rua da Imprensa, 16, Centro.

Entrada Franca
Classificação etária: a partir de 12 anos

Contato
Centro de Música da Funarte
Tel.: (21) 2279-8601