Convidados: Marcelo Bernardes e Levi Chaves – instrumentistas de sopro
O próximo programa radiofônico ao vivo do Conjunto Época de Ouro é uma homenagem ao compositor, saxofonista e clarinetista sergipano Luís Americano (1900 – 1960). Com entrada franca, a apresentação será no dia 4 de março – mês de falecimento do artista – segunda-feira, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. O Show semanal do Época de ouro faz parte do projeto Música na Cidade, que a Funarte realiza através do seu Centro de Música.
Luís Americano Rego nasceu em Aracaju. Sua atividade artística foi intensa, entre as décadas de 1930 e 1940, e fez sucesso como compositor e solista. Gravou com os mais prestigiados cantores da época e atuou com Pixinguinha, Bonfiglio de Oliveira e Donga.
O repertório do show reúne músicas como “Um Chorinho na Urca”, “Tigre da Lapa”, “Intriga no Boteco do Padilha”, “Lágrimas de Virgem” e “A Clarineta da Garapa”, dentre outras, todas de autoria do homenageado.
O tributo conta com a participação dos músicos Marcelo Bernardes e Levi Chaves. Marcelo toca flauta, sax tenor, sax soprano e clarineta. Começou na música em 1972, a partir de uma formação erudita, e foi premiado no concurso de jovens instrumentistas do Brasil, em Piracicaba (SP). Participou do primeiro “long play” do grupo Barca do Sol e trabalhou com nomes conhecidos da música popular, como Chico Buarque, Maria Bethania,Djavan, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Cláudio Nucci e Xangai. Levi Chaves é carioca. Toca onze instrumentos de sopro, como saxofone, flauta e clarineta. É também arranjador e compositor. Participou de quase 40 bandas de música, onde tocou tuba e bombardino. Atualmente participa do grupo Jazz Brasil 193, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
O programa semanal Época de Ouro, da Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro (1.130 KHz), é realizado pelo grupo que preserva o nome do conjunto fundado, em 1964, por Jacob do Bandolim. Atualmente, o grupo é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
Cristiano Menezes apresenta a atração, e também recebe pedidos de músicas dos ouvintes. O programa era gravado na sede da rádio, na Praça Mauá, no Centro do Rio – famosa por ter revelado muitos talentos da música brasileira, da década de 1930, até o final dos anos 1950. O prédio passa por uma reforma geral e por isso, a Sala Funarte Sidney Miller, às segundas-feiras está reservada, durante um ano, para as transmissões. A cessão de uso do espaço é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Projeto Música na Cidade
Programa Época de Ouro
Dia: 4 de março, segunda-feira
O Conjunto Época de Ouro presta homenagem ao clarinetista Luís Americano Rego e recebe como convidados os músicos Marcelo Bernardes e Levi Chaves
Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema,
Rua da Imprensa, 16, térreo, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Entrada Franca
Convites na bilheteria, a partir das 15h
Classificação etária: a partir de 12 anos
Realização: Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro. Parceria: Funarte
Apresentação: Cristiano Menezes
Produção: Jorginho do Pandeiro
Assistente de produção: Celsinho Silva
O público pode assistir ao show também pela Internet, clicando aqui e selecionando “Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM”
Mais informações
Bilheteria – (21) 2279-8087
Funarte – Centro de Música
(21) 2279-8601
cemus@funarte.gov.br