Produzido, dirigido e interpretado pela atriz cearense Ceronha Pontes, o monólogo “Camille Claudel” será apresentado, de 14 a 17 de março (quinta a domingo), às 19h, no Teatro Glauce Rocha, no Rio. A preços populares, a peça mostra a alma livre e a vida extraordinária da artista francesa Camille Claudel, num mundo totalmente dominado pelos homens. É uma espécie de grito de liberdade das mulheres – seres dotados de uma força criativa e imprevisíveis. A montagem faz parte do projeto “Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo”, contemplado no edital de ocupação do espaço, de outubro de 2012 a março de 2013. A classificação indicativa é de 12 anos.
“Camille Claudel” é o 15º espetáculo da jovem atriz cearense e o seu segundo trabalho como experimento estético. Com a montagem, Ceronha Pontes também recebeu o reconhecimento da classe artística cearense através do prêmio Destaque do Ano 2006. Segundo a atriz, os mecanismos da repressão são terríveis, e o que dizer da violência com que a mediocridade se lança sobre um espírito livre e revolucionário que ousou instalar-se no corpo de uma mulher? “Você se calaria? Eu também não!”, ressalta a atriz. Reprimida, num universo dominado pelo poder masculino, a artista, na pele da personagem Camille Claudel, procura denunciar a necessidade de abafar, destruir e banir aqueles que, por atrevimento da natureza, vieram selvagens, rebeldes e vibrantes.
Sobre a atriz
Radicada no Recife (PE), Ceronha Pontes é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou sua carreira no teatro em 1991, no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, concluído com a montagem de “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Bruno Correia Lima. A atriz também fez oficinas e cursos de dramaturgia com grandes nomes do teatro e da dança, como José Celso Martinez Correia, Débora Colker, Luís Carlos Vasconcelos, Luís Carlos Maciel e o saudoso ator Rubens Correia. No Colégio de Direção Teatral (1997-1999), do Instituto Dragão do Mar, teve acesso à construção da sua auto-expressão. Estagiou em 2002, no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), em São Paulo. Atualmente, Ceronha apresenta os programas “Nomes do Nordeste”, “Papo XXI” e “Literato”, produzidos pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza e exibidos pela TVC (Ceará), TVE-Bahia e TV Senado-Brasília. São programas que visam despertar o interesse pelos bens culturais do Nordeste.
Serviço:
Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo
Projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Glauce Rocha 2012 / 2º semestre
Espetáculo “Camille Claudel”, da Tear Cia. de Teatro
Texto, direção, atuação, figurino e sonoplastia: Ceronha Pontes
Colaboração: Tembiú, Grupo Cabauêba, Trupe ‘Caba de Chegar e Grupo Bagaceira
Temporada: De 14 a 17 de março de 2013 (quinta a domingo)
Horário: 19 horas
Preço: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 12 anos
Local: Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco 179 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2220-0259
Leia mais:
Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo