‘Lastro – Intercâmbios Livres em Arte’ oferece atividades na Paraíba

De 6 a 8 de maio, artistas, curadores, pesquisadores, professores e todos os demais interessados em arte contemporânea podem participar da palestra com Beatriz Lemos, curadora e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, e da oficina Predeterminação e dúvida: o projeto como recurso da arte contemporânea, ministrada por Paulo Miyada. As ações ocorrem no Núcleo de Arte Contemporanea (Nac), em João Pessoa (PB), como parte do projeto Lastro…, contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição.

Durante os encontros com Paulo Miyada, serão discutidos momentos chave da arte contemporânea, em que a noção de “projeto” ocupa lugar estruturante nos processos criativos. No último dia, haverá a participação do artista e professor José Rufino.

Na abordagem de Miyada, a ideia de projeto em relação à arte será estudada sob vários aspectos: como predeterminação de um conjunto de gestos; ou como visualização de algo que deve ser realizado por outra pessoa; ou mesmo como divulgação de algo irrealizável. Segundo o pesquisador, o projeto é reconhecido como fundamento central para campos como a arquitetura e o design; porém, encontra resistências e dúvidas ao ser incorporado no campo das artes visuais. No workshop, exemplos serão utilizados para contextualizar a noção de projeto e discutir seus limites e possibilidades. Ao longo do trabalho, os participantes também serão convidados a elaborar análises e proposições relacionadas ao assunto.

Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Formado em arquitetura pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado, foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

Uma série de atividades está incluída na programação do Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, tais como palestras, sobre os intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial. Os encontros também dão espaço para informação, comunicação e trocas de experiências, ministrados por Beatriz Lemos. Oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte serão apresentadas por artistas e críticos convidados. Também serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto Lastro já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para muitas iniciativas.

Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte

Contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

Próximas atividades

Palestra com Beatriz Lemos

6 de maio, às 14h

aberta ao público

Oficina com Paulo Miyada

6 de maio, às 15h

7, 8 e 9 de maio, às 14h

25 vagas

Inscrições: nac.arte@yahoo.com.br

Tel: 83 3221 9630

Local: Nac – Nucleo de Arte Contemporânea
Rua das Trincheiras, 275 – Centro

Joao Pessoa (PB)

Leia mais sobre o projeto lastro aqui