Época de Ouro homenageia os 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth na Sala Sidney Miller

O pianista e compositor Ernesto Nazareth (1863–1934) é o músico homenageado do Conjunto Época de Ouro, na próxima segunda (13), às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller. O show é transmitido, ao vivo, pela Rádio Nacional AM (1.130KHz) e tem entrada gratuita. A apresentação semanal do grupo faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Funarte. O programa em homenagem aos 150 anos de nascimento do músico será apresentado por Cristiano Menezes e tem a duração de 2h.

As músicas de Ernesto Nazareth – Atlântico, Nenê, Faceira, Fidalga, Gotas de Ouro, Apanhei-te Cavaquinho, Brejeiro, Odeon, Não Caio Noutra, Confidência, Perigoso, Menino de Ouro, Floreaux, Beija Flor, Bambino, Elétrica, Matuto e Expansiva – são alguns dos destaques do repertório que será apresentado pelo Conjunto Época de Ouro.

Sobre Ernesto Júlio de Nazareth

Ernesto Nazareth nasceu no Morro do Pinto, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores compositores brasileiros e um dos formadores da nossa identidade musical, ele deixou um vasto repertório de obras dedicadas ao piano. Na sua produção musical, destacam-se os tangos, em torno de noventa peças; as valsas, cerca de quarenta; e as polcas, em torno de vinte. Destinando-se o restante a gêneros variados como mazurcas, schottisches e marchas carnavalescas, entre outras. Suas composições retrataram o ambiente musical das serestas e choros, expressando a musicalidade típica do violão, da flauta e do cavaquinho –  instrumental característico do choro, fazendo-o revelador da alma brasileira.

Em 1877, aos 14 anos, fez sua primeira composição, a polca lundu Você bem sabe, dedicada ao pai e que foi editada no ano seguinte pela Casa Artur Napoleão. Em 1879, escreveu a polca Cruz perigo, na verdade, seu primeiro tango. Em 1880, com 17, fez sua primeira apresentação pública, no Clube Mozart. No ano seguinte, compôs a polca Não caio n’outra, seu primeiro grande sucesso, com diversas reedições. Em 1885, apresentou-se em concertos nos clubes do Rio de Janeiro. Em 1890, teve publicado o tango Cruz perigo pela Casa Viúva Canongia, na Rua do Ouvidor. Neste mesmo ano, publicou uma nova polca – Atraente – que, como a anterior, fez grande sucesso no Rio de Janeiro.

Em 2013, em comemoração aos 150 anos de seu nascimento, ele foi homenageado no Instituto Cultural Cravo Albin, com uma palestra realizada pelo biógrafo Luiz Antonio de Almeida. Na ocasião, o violonista Genésio Nogueira interpretou duas obras de seu repertório. A Sala Funarte Sidney Miller também foi palco de uma homenagem a Ernesto Nazareth, em março deste ano, com o Trio LiberTango. O grupo misturou ritmos brasileiros ao tango, em duas apresentações no local.

Sobre o conjunto Época de Ouro

O conjunto Época de Ouro teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo “Sarau”, no Teatro da Lagoa. Foi dali que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país em busca de dar maior visibilidade ao choro.

Atualmente, o Conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados.

Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro
Homenageado da Semana: Ernesto Nazareth

Dia 13 de maio de 2013, segunda-feira, das 17h às 19h
Apresentação gratuita
Classificação: 12 anos

Transmissão ao vivo do programa semanal “Época de Ouro”, pela Rádio Nacional AM (RJ)

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 2240-5151 / Bilheteria: (21) 2279-8087 – Após às 15h

Realização: Rádio Nacional AM – RJ (EBC)
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações
Centro da Música/Funarte (21) 2279-8601