O bandolinista Marcílio Marques Lopes, é o convidado do Conjunto Época de Ouro, na próxima segunda, dia 17, às 17h, em show, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. Com entrada gratuita e duração de 2h, a apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. O show se destina ao Programa Época de Ouro, transmitido pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), ao vivo.
Marcílio Marques Lopes é bandolinista do grupo Água de Moringa, Caldereta Carioca e Quarteto Brasileiro. Também fez parte da Orquestra de Música Brasileira, da Orquestra de Cordas Brasileiras e da Camerata Universidade Gama-Filho. Em duo com o violonista Carlos Barbosa-Lima, participou de seus dois últimos álbuns, além de concertos no Brasil e no exterior. Bacharel em Composição e Mestre em Musicologia pela UNIRIO, estudou composição com o Maestro Guerra-Peixe. É professor de harmonia na Escola Portátil de Música e editou recentemente o livro “Harmonia ao bandolim” pela Vitale. Tem cinco CD’s lançados, sendo o mais recente inteiramente dedicado à obra do grande amigo e também bandolinista Joel Nascimento.
No repertório do show estarão as músicas: Meu Chorinho – Jonas Pereira da Silva; De Coração a Coração – Jacob do Bandolim; Ansiedade – Rossine Ferreira; Salões Imperiais – Jacob do Bandolim; Reminiscências – Jacob do Bandolim; Dominante – Pixinguinha; Chorinho na praia – Jacob do Bandolim; Devagar e Sempre – Pixinguinha; Nego Frajola – Jacob do Bandolim e Pé de Moleque – Jacob do Bandolim.
Sobre o Conjunto Época de Ouro – O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento, no país, em busca de dar maior visibilidade ao choro.
Atualmente, o Conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes, e sempre com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira, hoje nomes famosos, foram revelados.
Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro
O Conjunto Época de Ouro recebe o bandolinista Marcílio Marques Lopes
Dia 17 de junho de 2013, segunda-feira, das 17h às 19h
Apresentação gratuita
Classificação: 12 anos
Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, nº 16, Térreo, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Convites na bilheteria, a partir das 15h
Tel. (21) 2279-8087
Realização: Rádio Nacional AM – RJ (Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações
Centro da Música/Funarte
Tel.: (21) 2279-8601