Foram divulgadas hoje, 9 de julho, terça-feira, as listas de projetos contemplados nos módulos A e B do Prêmio Funarte de Música Brasileira. Este resultado foi publicado no Diário Oficial da União – Edição n º 130 – Seção 1 – Pag. 12.
Acesse a portaria de divulgação aqui
Os resultados finais referentes aos módulos C e D serão publicados em breve, neste Portal.
O Prêmio Funarte de Música Brasileira é de abrangência nacional. O edital do programa prevê prêmios de R$ 30 mil a R$ 200 mil para as propostas contempladas. Elas podem ser relacionadas à criação, produção, distribuição e circulação de música, ou a mais de uma destas etapas, da criação à produção. Os projetos são de composições, arranjos, shows, vídeos, cancioneiros, CDs, sítios de Internet, revistas, pesquisas, mapeamentos, seminários, ciclos de debates, palestras, oficinas e cursos livres.
Podem participar do Prêmio Funarte de Música Brasileira pessoas físicas (produtores e artistas) ou jurídicas (instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural). A verba empregada para o edital provêm do Fundo Nacional de Cultura – FNC (Ministério da Cultura). A Comissão de Seleção, formada para a segunda etapa do processo seletivo, foi composta por 12 membros, com reconhecida atuação na área da música.
A Coordenação de Música Popular do Centro da Música Funarte, responsável pela ação, destaca que a seleção é inovadora, por ser abrangente – ao contrário de outras, voltadas para áreas muito específicas. Afinal, o novo programa deve movimentar os diversos elos das cadeias criativa e produtiva da música: tanto o trabalho dos criadores, quanto o dos produtores, e ainda o da área ligada ao conhecimento musical e à capacitação. Com este concurso, a Funarte pretende contribuir para a difusão de atividades e produtos relacionados à música e para sua distribuição pelo país.
A Funarte instituiu o edital do Prêmio Funarte de Música Brasileira no dia 20 de agosto de 2012.