Através do projeto SESC Amazônia das Artes, a Cia. Lamira apresenta o espetáculo Do Repente que aborda o romanceiro popular do nordeste, recorrendo aos contos de repente, cordéis e às danças populares da região. Com a direção e coreografia de João Vicente, a montagem foi contemplada pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, na categoria Circulação e pelo Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (circo, dança e teatro), em Montagem. A estreia será na próxima quarta-feira (14), às 19h, no SESC Arsenal, em Cuiabá (MT) e, depois, segue para Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Macapá (AP). As apresentações têm classificação livre, entrada gratuita e acontecem em espaços abertos ao público.
Do Repente mescla dança e teatro e é destinado a apresentações na rua. A proposta da Cia. Lamira foi elaborar a montagem em torno do universo do poeta cantador, do cordelista e muitas outras figuras da cultura nordestina que influenciam na formação da diversidade cultural brasileira.
No espetáculo, o universo do romanceiro popular é relacionado com o universo urbano e globalizado da atualidade. Para a criação do espetáculo, a Lamira fez pesquisas sobre a commedia dell’arte e partiu para o uso das máscaras na construção das personagens e nos movimentos articulares existentes na manipulação de marionetes. Além de fazer o circuito SESC Amazônia das Artes, a peça também será apresentada no Paralelo 16 – Festival de Dança Contemporânea, em Goiânia (GO).
Sobre a Cia. Lamira
Grupo de artes cênicas que busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música na construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Companhia radicada em Palmas, capital do Tocantins, desde o início de sua criação, a Lamira tem exercido uma importante influência estética para a cidade do ponto de vista da produção e difusão dos seus espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais. Já circulou por mais de 15 estados e contracenou com os principais grupos de dança do país, como o Grupo Corpo, Quasar Cia. de Dança, dentre outros. Quem assina a direção artística é o bailarino, coreógrafo, pesquisador em dança e professor João Vicente.
Serviço:
Espetáculo ‘Do Repente’
Contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 (Circulação) e pelo Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (circo, dança e teatro) (Montagem)
Duração: 35 minutos
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Agenda
Mostra SESC Amazônia das Artes
Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h
Local: SESC Arsenal, Cuiabá (MT)
Dia 16 de agosto, sexta-feira, às 20h
Local: Catedral Santa Maria de Deus, Belém (PA)
Dia 18 de agosto, domingo, às 17h
Local: Praça Nauro Machado, São Luis (MA)
Dia 20 de agosto, terça-feira, às 15h
Local: Teatro 4 de Setembro, Teresina (PI)
Dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Teatro das Bacabeiras, Macapá (AP)
Paralelo 16 – Festival de Dança Contemporânea
Dia 11 de novembro
Local: Centro Cultural da UFG, Goiânia (GO)