Intimidade Dócil, peça de dança contemporânea de Bruna Spoladore e Renata Roel, ocupa o Espaço Obragem, na capital paranaense, com a proposta de aprofundar a discussão sobre as reações do olhar e do corpo à superexposição tecnológica. A estreia é dia 5 de setembro, às 20h e o espetáculo tem apresentações as sextas, sábados e domingos, no mesmo horário até 22 de setembro.
Contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, na categoria Jovens Talentos Região Sul , Intimidade Dócil investiga corporalidades que partem de questões sobre o controle, os dispositivos de vigilância e da exposição de uma intimidade manipulada. A peça teve por base questionamentos como: que tipo de corporalidade esses dispositivos geram no corpo; se é possível profaná-lo ou propor uma outra relação. Como fica nossa intimidade? Como resistir? Qual é o limite? São perguntas que foram ampliadas e talhadas na estética artística, para investigar a recepção do público, e descobrir as possibilidades imagéticas geradas por esses dispositivos de vigilância.
O trabalho leva para o palco a discussão tão presente em nosso cotidiano com as câmeras de vigilância, os programas de televisão como Big brother e A fazenda, com a tecnologia digital que permite uma grande parcela da população produzir imagens por meio de dispositivos móveis e compartilhá-las na internet em blogs, redes sociais e páginas eletrônicas, dentre outras possibilidades.
Ao ampliar essa discussão para a estética artística, a recepção do público, e as possibilidades imagéticas que esses dispositivos de vigilância geram no corpo, no olhar e no modo como acessamos o outro, as artistas buscaram com o projeto uma poética que transita entre o ver e o ser visto, entre estados de olhar e ser definido pelo olhar do outro, que, neste caso, não necessariamente é um sujeito, mas é também a câmera.
Ficha técnica:
Criação, concepção e performance: Bruna Spoladore e Renata Roel
Colaboração artística: Elke Siedler, Gladis Tridapalli e Olga Nenevê
Palestrantes convidados: André Macedo Duarte e Maíra Spanghero
Projeto audiovisual: Jéssica Lorena
Trilha sonora: Demian Garcia
Figurino: Eduardo Giacomini
Arte gráfica: Thalita Sejanes
Iluminação: Érica Mitiko
Intimidade Dócil
Estreia: 5 de setembro, às 20h
De 6 a 22 de setembro
Sextas, sábados e domingos, às 20h
Local: Espaço Obragem – Alameda Júlia da Costa, 204 – São Francisco
Curitiba (PR)
Entrada franca
Classificação: 16 anos
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2012