Sala Nordeste recebe a mostra ‘O Corpo na Arte Africana’, com entrada gratuita

'O Corpo na Arte Africana', em cartaz na Sala Nordeste

A exposição O Corpo na Arte Africana chega à Sala Nordeste da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no próximo sábado, dia 21 de setembro, às 15h. Composta por 140 obras produzidas por 50 etnias, a mostra é dividida em cinco módulos: “Corpo individual & Corpos múltiplos”; “Sexualidade & Maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”, “O corpo na decoração dos objetos” e “Máscaras como manifestação cultural”. Retratar a relação entre arte, ciência e saúde é uma das propostas da exposição, que fica em cartaz até 30 de outubro, de segunda a domingo, com entrada gratuita. A Sala Nordeste funciona dentro da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), no Recife (PE).

Atividades lúdicas e educativas também serão realizadas durante o período da mostra. Em Tesouros da África, o público poderá se familiarizar com a diversidade e a identidade nas culturas africanas e sua influência nas culturas ocidentais. Estão na programação, ainda, debates sobre temas transversais à saúde da população negra, e sobre violência, racismo e intolerância religiosa como determinantes sociais de saúde.

A mostra é promovida pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e  presidência da Fiocruz. Em Pernambuco, a exposição conta com o apoio da Funarte e da Representação Regional Nordeste do MinC, além da Fiocruz Pernambuco. “A decisão de trazermos esse evento para o Recife tem dois objetivos: estimular nossos pesquisadores e alunos a levarem em consideração, quando possível, a questão da raça/cor nos seus trabalhos e pesquisas, e aproximarmos ainda mais a nossa instituição da comunidade pernambucana”, explicou Rita Vasconcelos, chefe da Ascom da Fiocruz Pernambuco, uma das responsáveis pela vinda das peças para o estado.

Grupos escolares podem participar de visitas guiadas, de segunda a sexta-feira, e fazer o agendamento através do telefone (81) 2101-2528. Até novembro, mais dois estados serão contemplados com a mostra O Corpo na Arte Africana: Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN).

Saiba mais sobre a exposição

Módulo Corpo individual & Corpos múltiplosmostra que, muitas vezes, uma estátua não representa um homem ou uma mulher, mas um ser humano completo, com uma parte física e uma parte espiritual. As peças de corpos múltiplos simbolizam a complementaridade dos dois gêneros na reprodução dos humanos e também a cooperação nas atividades humanas, como agricultura, coleta, pesca ou caça.

Módulo Sexualidade & Maternidade – as peças indicam que a sexualidade entre os povos africanos é bastante associada à fertilidade, o que explica a presença, em diversas etnias, de esculturas simbolizando o “casal primordial”, que teria dado origem a cada linhagem. Já representações associadas à maternidade, abundantes na arte africana, demonstram a importância da fecundidade para a mulher.

Módulo A modificação e a decoração do corpo aborda as diversas intervenções, perenes ou temporárias, que o homem faz no corpo enquanto objeto a ser esculpido. Algumas dessas intervenções corporais funcionam como marcas de pertencimento a uma tribo, a uma classe ou estão ligadas ao status do indivíduo no grupo.

Módulo O corpo na decoração dos objetos – mostra que as representações humanas em desenhos, entalhes e esculturas ornamentam vários objetos e utensílios africanos, como instrumentos musicais, cetros, mobiliário, portas, cachimbos, colheres e recipientes. Além da decoração, esses objetos especiais dão prestígio ao dono e muitas vezes refletem a posição hierárquica que ele ocupa.

Módulo Máscaras como manifestação cultural – aborda o significado de algumas máscaras, que, ao cobrirem o corpo humano ou uma de suas partes, transformariam aqueles que as vestem na encarnação de divindades ou ancestrais.

Serviço:
Exposição O Corpo na Arte Africana
Entrada gratuita
Período: De 21 de setembro a 30 de outubro
Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h / Sábados e domingos, das 15h às 20h.
Local: Sala Nordeste de Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Rua do Bom Jesus, 237 – bairro do Recife – Recife (PE)
Agendamento de visitas guiadas para estudantes através do telefone: (81) 2101-2528
Informações: (81) 2101-2511