Bienal de Música apresenta obras de Tim Rescala, Tato Taborda e Alexandre Schubert, entre outros

Orquestra Sinfônica da UFRJ, no concerto de Abertura da XX Bienal de Música - Foto: Davy Alexandrisky

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea prossegue, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com grande presença e participação do público. Na programação de quarta-feira, 2 de outubro, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, o conhecido compositor Tim Rescala apresenta Desdobrado, com interpretação do Art Metal Quinteto. Outros nove compositores, de vários estados brasileiros, apresentam pela primeira vez suas obras ao público. A Bienal é realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. Os ingressos são vendidos a R$ 2, nas datas e locais dos concertos.

Desdobrado é um “dobrado às avessas”. A partir de uma rápida exposição do que seria um tema de um dobrado tradicional, é construída uma peça de concerto. Os elementos característicos do gênero são constantemente desfigurados na obra, sobretudo no aspecto rítmico, o que gera a impressão de acesso a universos diferentes. A obra faz o ouvinte projetar imagens mentais, com formas inusitadas, como se fossem distorcidas por espelhos.

O carioca Tim Rescala estudou nas escolas de música da UFRJ e Villa-Lobos. Aprofundou seus conhecimentos em composição, contraponto e arranjo com Koellreutter e licenciou-se pela Uni-Rio em 1983. Compositor e diretor musical de peças teatrais, recebeu os prêmios Mambembe, Shell, Coca-Cola e APTR, entre outros. Faz música para cinema e trabalha para uma grande emissora de TV carioca, desde 1989.

O Art Metal Quinteto é composto por Antonio Augusto (trompa), Wellington Moura e Jessé Sadoc (trompetes); João Luiz Areias (trombone) e Eliezer Rodrigues (tuba).

Os outros compositores que apresentam peças nesta noite são: Tato Taborda – Uma figura sobre um fundo; Murilo Santos – Lúdica II; Helder Oliveira – Devaneio; Eli-Eri Moura – Circumfractus; Daniel Ferraz – Raw; Alfredo Barros – Brevíssimo inventário; José Augusto Mannis – Estudo para MD; Raul do Valle – Ipês e Alexandre Schubert – Sinfonias.

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea continua na Escola de Música da UFRJ, até sábado, dia 5, sempre às 19h. O encerramento será no domingo, dia 6 de outubro, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a apresentação da orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Roberto Duarte.

Acesse aqui o catálogo do evento

XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

De 27 de setembro a 6 de outubro de 2013

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98, Centro/Rio de Janeiro
19h

Encerramento
Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 2. Vendas na data e no local de cada concerto

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música/Música Erudita
Ministério da Cultura

Leia mais e acesse a programação no “hotsite” da bienal: www.funarte.gov.br/bienaldemusica

Acesse aqui a matéria sobre a abertura do evento