Bienal de Música da Funarte chega a seu último dia

Cinthia Alireti rege o Abstrai Ensemble, em obra de Guilherme Bertissolo. Foto: Davy Alexandrisky

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, chega ao último dia de apresentações, no domingo, dia 6 de outubro. A programação termina com um concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Theatro Municipal – Cinelândia, às 17h, em que serão executadas 21 composições inéditas, sob a regência de Roberto Duarte. O preço dos ingressos é R$ 2. Eles serão vendidos na data e no local da apresentação.

No concerto especial de encerramento, a Orquestra interpreta seis obras: as composições encomendadas Tetragrammaton III, de Roberto Victrorio; Parasinfonia, de Mário Ficarelli; Blocos Sinfônicos, de Guilherme Bauer; Jogos, de Ronaldo Miranda e as vencedoras do Prêmio Funarte de Composição: Vem molhar os pés à Lua, de Germán Gras; e Movimento Concertante I, de Pedro Augusto Dias.

Como novidade, a Bienal vai disponibilizar todas as obras apresentadas na internet. As imagens serão captadas, editadas e depois exibidas no “hotsite” do evento, a partir de novembro.

A Bienal começou em 27 de setembro. Entre as 72 obras apresentadas, 33 venceram o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012, que contou com mais de 500 inscritos. As outras 39 foram encomendadas pela instituição, diretamente a compositores que já participaram de bienais. Todas as peças são apresentadas em estreia mundial. Dos autores que apresentam seus trabalhos, 26 são do Rio de Janeiro e 14 de São Paulo. Bahia e Paraná são representados por nove nomes cada. Participam ainda quatro criadores da Paraíba, dois do Mato Grosso, dois de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul. O Distrito Federal e os estados de Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina têm, cada um, um representante.

Nos dias 4 e 5, sexta-feira e sábado, os concertos aconteceram na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Lapa – assim como todos os anteriores. Na sexta, nove músicos tocaram peças em percussão e outros instrumentos, com coordenação de Daniel Serale. Entre estas, três foram encomendadas especialmente para a ocasião e as outras foram vencedoras do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012. A noite terminou com peça em memória de Eduardo Guimarães Álvares, Paisagens pelo telefone & outras estórias. No sábado, dia 5 a Orquestra Sinfônica Brasileira – Ópera & Repertório (OSB O&R), regida por Luis Gustavo Petri, interpretou seis obras encomendadas: Reiterações Concertantes, de Fernando Cerqueira; Relevos do Rio, de Wellington Gomes; Nonetto, de Marlos Nobre; Trama, de Marisa Rezende; Átimo, de Pauxy Gentil-Nunes e Pintura Rupestre, de Ricardo Tacuchian.

XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

De 27 de setembro a 6 de outubro de 2013

Concerto de encerramento

6 de outubro de 2013

Theatro Municipal
Praça Floriano s/nº – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Acesse a programação aqui

Mais informações: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/bienaldemusica/
classicos@funarte.gov.br

Acesse aqui o catálogo do evento

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música/ Coordenação de Música Erudita

Ministério da Cultura