A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de 4 a 9 de novembro, duas atividades do Programa de Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança 2013, no Rio de Janeiro (RJ) e em Fortaleza (CE). A participação é gratuita.
De 4 a 8 de novembro, no Centro Cultural Waly Salomão, núcleo do AfroReggae em Vigário Geral, Rio de Janeiro (RJ), será realizada a oficina Se ocê quizé vem. Ministradas pelo dançarino Rui Moreira, as aulas têm por objetivo promover o contato com danças étnicas, populares, patrimoniais e danças acadêmicas. Voltada para maiores de 16 anos, com experiência em dança, ou em outra técnica artística, a oficina é gratuita e aberta a artistas do corpo, bailarinos, dançarinos, músicos, artistas visuais, atores, dramaturgos e todos os interessados no tema proposto. No último dia haverá uma apresentação na Praça Tropicalismo, em frente ao local onde será realizada a oficina. A carga horária é de 20 horas
Leia mais aqui sobre a oficina Se ocê quizé vem, de Rui Moreira
Ana Gabriela Castro ministrará a oficina Método Feldenkrais e Escritura Instantânea, de 5 a 9 de novembro, na Vila das Artes, Centro de Fortaleza (CE). As inscrições estão abertas. O curso é destinado a bailarinos, coreógrafos, estudantes de dança, praticantes de técnicas somáticas e pesquisadores do movimento. A ministrante, artista coreográfica e performer, com certificação do Método Feldenkrais, propõe que a metodologia desenvolvida possa “conduzir à experiência imediata do corpo, numa atmosfera de auto-experimentação”. Ana Gabriela explica que, como consequência do processo, o praticante vivencia um “aprendizado orgânico” e uma “reorganização pessoal”, além de propiciar o desenvolvimento de “ferramentas para a exploração das diferentes possibilidades da composição coreográfica instantânea”, acrescenta a artista.
Leia mais aqui sobre a oficina Método Feldenkrais e Escritura Instantânea
Programa de Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança 2013
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas/Coordenação de Dança