O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga, participa, no próximo dia 15 de novembro, da conferência ‘A Nova Dramaturgia Afro-Brasileira’, no Teatro de Câmara, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento integra a programação do festival Back2Black, que será realizado naquele espaço cultural de 15 a 17 de novembro. Além de Guti Fraga, participam também da conferência os atores Zezé Motta, Fabrício Boliveira e Taís Araújo, e o diretor teatral Márcio Meirelles. A mediação é do escritor Paulo Lins (Cidade de Deus).
O painel ‘A Nova Dramaturgia Afro-Brasileira’ pretende discutir o papel dos atores e dramaturgos afro-brasileiros no passado, no presente e no futuro da dramaturgia nacional. A mesa de debates vai enfocar também a necessidade, ou não, de uma dramaturgia voltada para o grande percentual de brasileiros de ascendência africana. E, ainda, situar qual é o lugar da África na produção dessa dramaturgia.
O Back2Black é considerado o mais importante festival de cultura negra da América Latina. Em sua quinta edição no Brasil, o Back2Black vai homenagear a cantora sul-africana Miriam Makeba, o compositor brasileiro Vinicius de Moraes e o cantor norte-americano James Brown. Gilberto Gil, Ladysmith Black Mambazo, Alcion, Zenzi Lee Makeba, Mart’nália, Pee Wee Ellis, Banda Black Rio, Arthur Maia, Ed Motta e Negra Li são alguns nomes confirmados para os shows aos homenageados.
O festival apresentará também shows de Milton Nascimento, Femi Kuti & The Positive Force, Blind Boys of Alabama, Orchestra Baobab e Bobby Womack.
Além da programação musical, o Back2Black vai realizar palestras e exposições, com o objetivo de promover o intercâmbio entre as culturas e fortalecer a ligação entre a sociedade moderna e suas raízes africanas.