Sala Funarte apresenta ‘A noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma’, no dia 3

A Sala Funarte Sidney Miller apresenta, no Ciclo de Leituras Dramáticas, a peça de Jarbas Capusso Filho, de São Paulo, contemplada com Prêmio Funarte de Dramaturgia, A Noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma. A leitura será no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 18h30, com entrada gratuita. A direção é do premiado Gilberto Gawronski.

A peça narra o encontro de uma ex-atriz decadente, que mantém o desejo de interpretar o personagem Blanche Dubois, da obra Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Ela se envolve com um garoto de programa e eles criam um relacionamento de grande cumplicidade e identificação.

Sobre o diretor
Gilberto Gawronski ganhou prêmios Shell, Sharp, Qualidade Brasil, APCA, entre outros. Nasceu em Porto Alegre (RS), onde começou no teatro, e de onde partiu, em 1983. No Rio de Janeiro, formou-se como ator, em 1986 na Casa de Artes Laranjeiras – CAL. Em 1989, recebeu o Prêmio Mambembe, pela interpretação no espetáculo Em busca do coração secreto. Estreou como diretor em 1991. Destacou-se, naquela década, por ter participado, como encenador, e às vezes também como ator, de montagens de obras de Caio Fernando Abreu. Dirigiu Toda donzela tem um pai que é uma fera, de Glaucio Gill. Em 1994, na França, atuou, em Roberto Zucco, de Bernard Marie Koltès, dirigido por Jean Louis Martinelli. Do autor francês, encenou, no Brasil, Na solidão nos campos de algodão, em 1996, em que também atuou. Em 1997, estreou A Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, que lhe conferiu o Prêmio Sharp, pela direção, também merecendo destaque na crítica, como ator. Em 2002, dirigiu Meu destino é pecar, de Nelson Rodrigues, convidado pela Cia. dos Atores. Esses dois espetáculos marcaram a época, pela linguagem inovadora.

Gawronski atuou e foi diretor, ainda, de Uma história de borboletasNa solidão dos campos de algodão; Medida por medidaDona Otília e outras históriasAto de comunhão. Foi cenógrafo e diretor dos espetáculos À beira do mar aberto; Por uma vida um pouco menos ordináriaAs próximas horas serão definitivasNem um dia se passa sem notícias suasAna não está. Atuou em DorotéiaRei Lear; Roberto ZuccoSanto ElvisQuero ser Gilberto GawronskiArtorquatoModéstia; Em busca do coração secretoDepois do começo do mundo.

Sinopse
A noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma ganhou o Prêmio Funarte de Dramaturgia na Categoria Teatro Adulto 2003 – Região Sudeste. A peça narra a história de Estela, ex-atriz decadente, com problema de alcoolismo, que tem o sonho frustrado de interpretar a personagem Blanche Dubois, protagonista da peça e filme Uma rua chamada Pecado, e no roteiro que a originou: Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams. Blanche tem crises emocionais e uma personalidade dúbia. Assim como Estela, tem carência afetiva, solidão e tendência ao alcoolismo. Por causa desses problemas, depois de perder o marido, num processo avançado de decadência e falta de amor-próprio, Estela contrata os serviços de um garoto de programa. Neste encontro, eles acabam por compartilhar vivências, decepções e a infelicidade de estar só, e formam uma relação de cumplicidade e grande identificação.

Sobre o autor
O paulista Jarbas Capusso Filho começou a escrever para teatro em 1998, ainda muito jovem. Estudou a dramaturgia mundial intensamente, como autodidata, e criou cerca de 20 obras teatrais, a maioria encenada, de 2001 a 2010 – a mais recente é A gente se vê por aí (2010), dirigida por Renato Andrade. Ganhou o Prêmio de Dramaturgia Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2001), por Tão longe de casa; o Prêmio Nacional de Dramaturgia José Vanderley (menção honrosa – 2004), por A Verdadeira história do astronauta, a sua mãe e o carrasco, além do prêmio da Funarte. Escreveu e dirigiu três filmes, escreveu quatro livros e participou da coletânea Contistas da Praça Roosevelt, cujo projeto incluiu roteiro. Com Luana Vignon e Rodrigo Sommer, criou a editora Panelinha Books.

Funarte apresenta
Ciclo de Leituras Dramáticas

A noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma

De Jarbas Capusso Filho
Direção de Gilberto Gawronski
Elenco: Karin Roepke, Ricardo Lacerda e André Quelhas (narração)

Dia 3 de dezembro, terça-feira, às 18h30

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, nº 16 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2279 8012

ENTRADA GRATUITA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro de Artes Cênicas
Mais informações para o público: ceacen@funarte.gov.br