Em clima de animação, mas com um leve toque de nostalgia, Bondesom se apresentou na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio. A banda levantou o público com os ritmos afro-latinos, jazz, funk e, principalmente, música brasileira. Formado por Lucas Reis (teclados), Gabriel Guenther (bateria), Matias Zibecchi (percussão), Pedro Mangia (baixo), André Poyart (guitarra) e Yuri Villar (saxofones), a banda encerrou a turnê do segundo álbum ‘Procurando Lola’, na última sexta, dia 13.
A Bondesom tem dois CDs lançados: o disco de estreia, homônimo, lançado em 2008; e ‘Procurando Lola’, de 2012. Com 11 anos de carreira e shows nas principais casas de espetáculos do Rio, o grupo atrai um público eclético, de todas as idades. Sofisticado e ao mesmo tempo pop, o Bondesom surpreende pela vitalidade dos músicos no palco e contagia a plateia com shows sempre dançantes.
O músico Yuri Villar ressaltou a importância de tocar em um palco histórico e por onde passou grandes nomes da música brasileira: ‘ É uma alegria imensa poder estar aqui no palco da Sala Funarte, mostrando um pouco do nosso trabalho. E compartilhar com vocês este momento de transição, onde nos despedimos de nosso segundo álbum Procurando Lola e daqui, há exatatamente um mês, entrando em estúdio para o gravarmos o próximo trabalho da banda’, adianta o artista.
No repertório do show, Vinte e nove, de Gabriel Guenther; Vacas Magras, de Pedro Mann e Lucas Reis; Tio Paco, de um ex-integrante da Bondesom, Pablo Viany; Machucado e Toda calma desse mundo, de Pedro Mann; Jongo Guaratiba, de Antonio Guerra; Pitangueira, de Gabriel Guenther, dentre outras composições autorais e ainda, releituras, como Onda do Mar, de Caetano Veloso. Umas das estreias, bastante aplaudida, foi a música Café sem açúcar, de Pedro Mann e Yuri Villar. Ela será incluída no próximo álbum da Bondesom.
Além do público, estiveram presentes ao evento, o coordenador de Música Popular, Claudio Guimarães, funcionários e colaboradores da Funarte.
Sobre o Projeto Música no Capanema
Realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, o projeto ‘Música no Capanema’ leva ao palco da Sala Sidney Miller artistas dos mais variados estilos – do jazz à MPB, passando pelo hip-hop e pelas linguagens mais tradicionais. Os shows gratuitos ocorrem sempre de quarta a sexta-feira, às 18h30. Além de comemorar os 35 anos da Sala, o projeto presta homenagem ao Palácio Gustavo Capanema, edifício histórico, marco do modernismo brasileiro e reconhecido mundialmente.
A programação foi aberta no dia 4 de dezembro com show de Geraldo Azevedo. Já passaram pelo palco da Sidney Miller o grupo Descendo a Serra, com participação de Mart’nália, no dia 5; e Nise Palhares, com o show ‘Tributo a Cássia Eller’, no dia 6. A agenda inclui, ainda, as seguintes apresentações: banda Tono, no dia 11; Davi Moraes e Banda, no dia 12; Bondesom, no dia 13; MC Marechal, no dia 18, e, ainda, Moraes Moreira e Davi Moraes, que encerram a programação de dezembro, no dia 20.
Projeto Música no Capanema
Horário: 18h30
ENTRADA GRATUITA
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Informações ao público:
Bilheteria: (21) 2279-8087
Centro de Música (21) 2279-8601
Programação
Agenda – dezembro 2013
4/12 – Geraldo Azevedo – Voz e violão
5/12 – Descendo a Serra – Participação Mart’nália
6/12 – Nise Palhares – Tributo a Cássia Eller
11/12 – Tono – Lançamento do Cd Aquário
12/12 – Davi Moraes e Banda
13/12 – Bondesom – Despedida da turnê Procurando Lola
18/12 – MC Marechal – Hip Hop
20/12 – Moraes Moreira e Davi Moraes – No Show pai e filho