Banda Cidade Negra faz show de graça na Sala Funarte (RJ)

Cidade Negra - convites na bilheteria a partir das 18h

A banda Cidade Negra é a atração da Sala Funarte Sidney Miller – no Centro do Rio – , no dia 28 de março, sexta-feira, com entrada gratuita. O show Hei, Afro! reúne o repertório do mais recente álbum do grupo. Um dos grupos musicais mais respeitados e de maior sucesso do Brasil, o Cidade Negra é conhecido por sucessos como Pensamento, Falar a verdade, Onde Você Mora?, O ErêA Estrada e tantos outros.

A programação do Música no Capanema, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, desde dezembro de 2013, conta com grandes artistas e grupos brasileiros, dos mais diversos estilos, sempre com entrada gratuita. Mart’nália, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Ed Motta, Guinga, Leila Pinheiro, Paulinho Moska, Marcos Sacramento e muitos outros já se apresentaram no programa.

Formado por Toni Garrido (voz), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria e percussão). Com várias passagens pelos principais festivais de música do mundo, a banda Cidade Negra faz reggae, soul e pop rock, com a marca da mescla de estilos brasileira.

No show, o grupo apresenta repertório de produção própria, mixado na Jamaica e com participação de Liminha em duas faixas. A maioria das 13 músicas é inédita e autoral, e marca o retorno de Toni Garrido, após breve recesso. O álbum traz o estilo característico da banda, com músicas “positivas”, que falam de amor, com mensagens de consciência política e social. A faixa que dá nome ao disco é um alerta à sociedade a avaliar a política praticada pelos governantes; denuncia o abandono da população pobre e fala sobre a vida em comunidades. A música Eu fui, voltei, toca em assuntos como paz mundial, igualdade racial e outros temas; Ninguém pode duvidar de já é uma versão dos The Monkeys e fala sobre a força incondicional e indestrutível do amor. Diamantes, canção é sobre o sonho que se tem de viajar pelo mundo, ao lado de quem se ama. Don’t Wait é escrita pelo hitmaker baiano Magary Lord. Ironia e sátira política e social estão em Só pra detonar’. Já Paiol de pólvora fala sobre a vida nas grandes metrópoles e as diferenças sociais.

Da baixada fluminense para o mundo, A banda Cidade Negra é formada por amantes do reggae. Eles têm amplificado a voz dos artistas de rua e procurado ser uma voz das reivindicações do povo que luta para sobreviver. O conjunto acompanhou o crescimento do gênero musical jamaicano como fenômeno de massa no Brasil, de1980 a 1990, ano em que seu primeiro disco, Lute para Viver, trouxe o grande sucesso nacional Falar a verdade e difundiu amplamente o grupo. Em 1994, aconteceram as reformulações que colocariam a Cidade Negra em uma nova fase. O experiente Liminha assumiu a produção e o som ficou mais diversificado, melodicamente mais pop e dançante, mas sem fugir do universo reggae. Vieram outras produções vitoriosas: os álbuns Sobre Todas as ForçasO ErêQuanto Mais Curtido MelhorEnquanto o Mundo Gira,Perto de DeusQue Assim Seja, e três DVD’s.

Cidade Negra – Discografia
Álbuns de estúdio: 1991 – Lute Para Viver ; 1992 – Negro no Poder; 1994 – Sobre Todas as Forças; 1996 – O Erê; 1998 – Quanto Mais Curtido Melhor; 2000 – Enquanto o Mundo Gira; 2005 – Perto de Deus; 2010 – Que Assim Seja
Compilações: 1999 – Hits & Dubs; 2008 – Cidade Negra: Perfil
Álbuns ao vivo: 2002 – Acústico MTV; 2006 – Direto – Ao Vivo; 2007 – Diversão – Ao Vivo

Mais informações: www.cidadenegra.com.br

_____________________________

Música no Capanema

Show Hei Afro!

Com a banda Cidade Negra

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa nº 16, térreo
Centro – Rio de Janeiro

Entrada gratuita
Distribuição de convites a partir das 18h, na bilheteria

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música

Mais informações
Cemus/Funarte – (21) 2279 8601
Sala Funarte – Bilheteria: (21) 2279 8087