Projeto ‘Grande Área’ leva arte para a rua durante a Copa

O "Grande Área" em Brasília. Foto: Lis Marina Oliveira

O Ministério da Cultura, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Fase 10 Ação Contemporânea realizam, de 11 de junho a 31 de julho, em seis capitais brasileiras, o projeto Grande Área. A iniciativa consiste em  ações nas ruas, e em outros espaços, envolvendo linguagens presentes no campo das artes visuais contemporâneas,  tais como: projeções de videoarte em grande escala; exposições de grafite; intervenções; performances; e instalações, entre outras.

Os trabalhos são desenvolvidos por 13 criadores ou coletivos de artes visuais contemporâneos, de expressão nacional e internacional. O projeto tem a curadoria de Xico Chaves e Luiza Interlenghi, As ações terão temas livres. A iniciativa alcança as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e São Paulo.

O objetivo principal do Grande Área é a difusão das artes visuais da atualidade, valorizando a produção de artistas residentes em vários estados brasileiros. Esses criadores desenvolvem os seus trabalhos na fronteira com outras manifestações, tais como o teatro, o cinema e a poesia. O alvo é, dessa maneira, valorizar manifestações artísticas experimentais, além de ampliar o acesso do público a possibilidades artísticas instigantes, que estão na fronteira das diversas linguagens, ou são frutos da sua fusão. Para isso, as ações são realizadas prioritariamente em espaços urbanos.

Ações no Rio de Janeiro e em Brasília

Nos dias 26 e 27 de junho e 11 e 12 de julho, no Rio de Janeiro, a atividade será com Ronald Duarte. Ele apresentará, em quatro bairros cariocas, a performance Matadouro Boiada. O trabalho reúne um grupo de artistas usando máscaras de folguedos de boi, numa identificação com arte popular brasileira. As ações incluem encontros gastronômicos, ligados a pratos típicos da culinária popular. O tema proposto ao artista foi: “A cultura popular como expressão vigorosa e crítica do pragmatismo urbano”. Leia detalhes na programação, abaixo.

Em Brasília, Alexandre Rangel apresenta, realizado no âmbito do Grande Área, a partir dos trabalhos expostos na mostra coletiva Entrecopas, o trabalho Retrospectiva das Artes Visuais Brasileiras, no Museu Nacional da República, de 11 de junho a 27 de julho. Trata-se de uma projeção em vídeo, que documenta as macroprojeções da exposição, realizada nos dias 11 e 18 de junho, na cúpula do Museu. A mostra reúne obras significativas, produzidas no período de 1950 até os dias atuais, e de ações realizadas pela Funarte (Centro de Artes Visuais) nos últimos anos, tais como a Rede Nacional Funarte Artes Visuais e o Conexão Artes Visuais.

Artistas e temas

Os nomes dos artistas, seguidos das demais ações, são os seguintes:

Alexandre Rangel – “Imagem e memória” (Brasília) ; Maria Helena Magalhães – “A experiência da passagem do tempo nas sociedades controladas por câmeras de vigilância” (Recife); José Rufino – “A memória e seus laços com o imaginário quando emergem em vivências prosaicas na experiência da cidade” (Recife); Paulo Meira – “A constituição da subjetividade a partir encontro de tradições e o mundo atual” (Recife); Marcelo Coutinho – “O enfrentamento dos conflitos individuais por meio da experiência do duplo/o irmão gêmeo” (Recife); CEIA – “O caráter performático do corpo em seus trânsitos urbanos” (Belo Horizonte); Roberta Carvalho – “A interlocução entre habitantes de áreas remotas do país e grandes centros urbanos” (São Paulo); Acidum, Derlon Almeida, Tarcio V, Samuca – “A arte pública com expressões do grafite nordestino” ( Salvador); Guga Ferraz – “O resgate da história” (Rio de Janeiro).

Projeto Grande Área

Intervenções urbanas, performances, macroprojeções e Instalações

Realização: Ministério da Cultura / Fundação Nacional de Artes – Funarte

Fase 10 Ação Contemporânea

Programação


Rio de Janeiro

Dias 26 e 27 de junho – quinta e sexta-feira

MATADOURO BOIADA

Performance de Ronald Duarte

Grupo usando máscaras de boi, identificadas com a arte popular brasileira, caminha por espaços públicos e realiza encontro gastronômico

26/06/2014

LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO, PASSA BOI PASSA BOIADA

LOCAL: RUA OCIDENTAL, 16, SANTA TERESA

HORÁRIO: 10H AS 12H (ENCONTRO)

APÓS ATRAVESSAR O MORRO ENTRE A ZONA NORTE E A ZONA A ZONA SUL, O GRUPO ALMOÇARÁ UMA “VACA ATOLADA” NA RUA ALICE, N° 413, LARANJEIRAS.

27/06/2014

PRAIA CARNE SÊCA

LOCAL: PÔSTO 6, COPACABANA

HORÁRIO: 15H AS 16H (ENCONTRO)

APÓS ATRAVESSAR COPACABANA EM DIREÇÃO A IPANEMA, O GRUPO FARÁ UMA PARADA NA BARRACA DO WAGNER PARA PARTICIPAR DE UM CHURRASCO.


Brasília

19 de junho a 27 de julho

Retrospectiva das Artes Visuais Brasileiras

Alexandre Rangel

Projeções de vídeos da exposição Entrecopas, realizadas no interior do Museu Nacional da República

Endereço: Conjunto Cultural da República
Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)


Rio de Janeiro

11 e 12 de julho de 2014 – sexta e sábado

MATADOURO BOIADA

PERFORMANCE DE RONALD DUARTE

11/07/2014

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ

LOCAL: MONUMENTO DOS PRACINHAS

HORÁRIO: 12H AS 14H (ENCONTRO)

APÓS CAMINHAR NO ENTORNO DO MONUMENTO, O GRUPO SE DIRIGIRÁ AO RESTAURANTE AMARELINHO PARA UM ENCONTRO GASTRONÔMICO.

12/07/2014

A URBE URGE

LOCAL: CENTRO DE CULTURA HÉLIO OITICICA

HORÁRIO: 14H AS 15H (ENCONTRO)

O GRUPO CAMINHARÁ PELA PRAÇA TIRADENTES, SAARA E ENTORNO. DEPOIS, IRÁ EM DIREÇÃO AO AMARELINHO NA CINELÂNDIA PARA UM ENCONTRO GASTRONÔMICO.

MAIS INFORMAÇÕES
https://www.facebook.com/fasedez.acaocontemporanea