Funcionários e colaboradores da Fundação Nacional de Artes – Funarte fizeram, na quinta-feira, 24 de julho, um ato público de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. O grupo também apontou para o preconceito que, ainda, envolve o exame preventivo da doença, que entre os homens é o segundo mais comum, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O bom humor deu o tom do manifesto, com os idealizadores vestindo roupas cor-de-rosa, numa referência à tonalidade que permeia outras campanhas contra o câncer. Fotos, vídeos, dança e uma paródia de Beijinho no Ombro, da cantora Valesca Popozuda, fizeram parte do ato, realizado sob os pilotis do Palácio Gustavo Capanema, sede da instituição, no Centro do Rio.
Rodrigo Guimarães, assistente administrativo da instituição, ressalta a importância de campanhas como esta, no local de trabalho. “A ideia surgiu em uma conversa com os amigos do trabalho, quando eu e outro colega estávamos de camisa rosa e brincamos com a possibilidade de virmos trabalhar todos com a mesma cor. O debate veio em cima da questão do preconceito que envolve o exame clínico para prevenir o câncer de próstata. Então, decidirmos pela campanha”, explica. Outro funcionário, Darlan Oliveira, assistente técnico, criou “uma marca” para o manifesto: a figura de um bigode com uma fita rosa. “O que até então era brincadeira se tornou algo sério, porém, de forma irreverente. Sabemos das dificuldades de detectar a doença e do machismo que alimenta o preconceito, e de não vermos tantas campanhas relacionadas ao assunto ou pelo menos com tanta ênfase. E, como tivemos o apoio do presidente da Funarte, Guti Fraga, já pensamos em lançar outras, com objetivos sociais e contra outras formas de preconceito”, conclui Rodrigo Guimarães.