Na noite desta quarta-feira, dia 6 de agosto, Sergio Diab apresentou canções de seu primeiro disco solo Stratoman para o público da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. Com sua guitarra, o músico emocionou a todos através de melodias instrumentais, algumas bastante conhecidas pela plateia como Besame Mucho, de Consuelo Velasquez; e Mania de Você, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, além de sucessos de sua própria autoria, como Cuba Libre e Ginga. O show integra o projeto ‘Música no Capanema’, da Funarte, que retornou à Sala Sidney Miller, no Centro do Rio, com programação variada e entrada gratuita.
Após tocar Cuba Libre e Ginga, o guitarrista e produtor carioca Sergio Diab agradeceu a oportunidade dada pela Funarte para que ele se apresentasse no espaço: “É um prazer muito grande estar aqui tocando nesta Sala e proporcionar a vocês um som prazeroso, não só para embalar momentos, mas para produzir imagens. Sons e imagens que ficaram em minha memória afetiva”, ressaltou o músico. Segundo Diab, a proposta do álbum é retomar a guitarra elétrica como a ‘voz’ do pop instrumental, na tradição de Les Paul, Chet Atkins, Carlos Santana e de Pepeu Gomes. “São artistas que demonstraram que solos de guitarra não foram feitos para aborrecer ninguém”, enfatizou.
Durante o show, o músico contou que busca inspiração em situações reais e que marcaram sua vida para criar suas canções . E citou, como exemplo, a música homônima que fez para a esposa Anna e cantou no dia do casamento deles. O público foi ao delírio quando o guitarrista executou a melodia, ao vivo, para ela e a família. Em outra ocasião, Diab foi fazer um show no Jockey Club Brasileiro, no Rio, e avistou um belo cavalo – segundo o guitarrista, como os de filmes de super-heróis, pela imponência. Ele, então, perguntou o nome do animal ao tratador e resolveu apostar nele. O El Matrero ganhou a corrida e também, uma música em sua homenagem. Canções como No Escuro (Sergio Diab e Leoni); Mojo (Sergio Diab); Canto de Xangô (Baden Powell e Vinícius de Moraes) e, ainda, Sentimental D+ (Jair Amorim e Evaldo Gouveia) foram muito aplaudidas. Esta última, contou o guitarrista, foi uma de suas inspirações musicais da infância e adolescência, já que os pais adoravam ouvir Altemar Dutra.
No show, Sergio Diab se apresentou ao lado de músicos reconhecidos, como o baterista Bruno Wanderley (Zaragatha); o baixista Wlad Pinto (Baia / The Originals / Marilia Bessy); o acordeonista e tecladista Rodrigo Ramalho (Raiz do Sana), além do percussionista Eduardo Lyra (Paralamas do Sucesso/Cidade Negra). Sergio também é produtor e guitarrista de Toni Platão.
Nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, o cantor Lucas Vasconcellos (conhecido pela Banda Binário e pelo Duo Letuce) é a atração do Projeto Música no Capanema, às 18h30. Na sexta-feira (8), será a vez da cantora Késia Estácio, que foi finalista do programa de TV The Voice Brasil. Os shows acontecem na Sala Funarte Sidney Miller, com entrada gratuita.