Programação da Funarte Brasília aproxima as culturas do RJ e do DF

O Complexo Cultural Funarte Brasília recebe, a partir do dia 19 de agosto, uma extensa programação de filmes, peças de teatro, dança, artes visuais, shows, circo, debates e atividades de ensino. Contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos /2014, o projeto BR 040: Práticas de proximidade reúne ações que visam a reduzir distâncias entre os cenários culturais do Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro; por isso, o nome é o mesmo da estrada que liga os dois locais. A iniciativa reúne trabalhos artísticos cênicos criados nas duas unidades federativas. Os ingressos têm preços populares.

O projeto do Brecha – núcleo carioca de pesquisa e criação em artes – tem curadoria própria e direção artística de Patrick Sampaio. A iniciativa é um desdobramento da pesquisa artística do Brecha em torno do conceito “práticas de proximidade”, desenvolvido no festival que o coletivo realizou, no projeto Junto, contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Glauce Rocha /2011 (Rio de Janeiro). No projeto BR-040, o público está incluído o repertório de espetáculos realizados nos últimos anos pelo Brecha, além das atividades formativas – leia mais sobre o projeto Junto, no blog do Brecha, na pagina: http://brechacoletivo.wordpress.com/projetos/junto-praticas-de-proximidade/

“Em agosto, o BR-040 teve o prazer de se associar ao Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília”, anuncia o grupo realizador. “Ao longo de suas últimas 14 edições, evento consolidou-se como mais do que um simples festival. Ele extrapola os limites da exibição de espetáculos e converte-se em uma celebração multicultural, em sintonia com as inquietudes do público e em integração com os artistas e gestores culturais públicos”, ressalta o Brecha. No Festival, os artistas apresentaram três montagens do Rio de Janeiro e uma co-produção internacional, Tomorrow, da companhia escocesa Vanishing Point, com atores vindos da Escócia, Inglaterra, Rússia e Brasil. A obra, dirigida e concebida por Matthew Lenton e escrita por Pamela Carter e Cia., foi encenada nos 28 e 29 de agosto. Em 2014, o FIT – Brasília tem patrocínio da Petrobras.