Funarte Brasília apresenta espetáculos de grupos do RJ e do DF

Teatro, dança, circo, poesia e música reunidos

BR-040 – Práticas de Proximidade apresenta, em setembro, novas atrações com grupos e artistas do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Os ingressos para os espetáculos de teatro custam R$ 20. Haverá uma festa de graça, animada por DJ e banda. O projeto foi contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos /2014.

A proposta da ocupação

O projeto BR-040 é do Brecha, núcleo carioca de pesquisa e criação em arte. Segundo Patrick Sampaio, diretor artístico do grupo e da ocupação, a curadoria do mês de setembro reafirma o compromisso do coletivo com a “construção de um imaginário em que a liberdade de gênero é sinônimo de saúde social – assim como o investimento no trabalho continuado em artes é sinal de saúde da cultura”. A ação é realizada em parceria com a É Tudo nosso Produções Artísticas.

O BR-040 traz uma extensa programação de filmes, espetáculos teatrais, de dança e de circo; mostras de artes visuais, shows musicais, debates e atividades formativas, como oficinas e debates. O principal objetivo da proposta é reduzir distâncias entre os cenários culturais do Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa reúne trabalhos artísticos cênicos criados nas duas unidades federativas – por isso, o nome é o mesmo da estrada que liga os dois locais. Estão confirmados na programação artistas e grupos como os cariocas: Armazém Cia. de Teatro; Cia. dos Atores; e o aclamado Amok Teatro, com o espetáculo Kabul. De Brasília, participarão a Andaime Cia. de Teatro; o encenador Hugo Rodas; a Cia. Plágio; e o Coletivo Transverso, entre outros.

A programação promove a interação dos grupos participantes, por meio de propostas artísticas, intervenções urbanas e vivências, em múltiplas modalidades, como dança, circo, música e audiovisual. “Várias dessas linguagens atravessam o nosso trabalho. Além disso, um equipamento de cultura como o Plínio Marcos pode potencializar muito o cenário cultural, cultural, para além da linguagem do teatro”, comenta Patrick.

Uma aproximação entre as produções do RJ e do DF

Os artistas, produtores e técnicos participantes se dedicam, no projeto,  à investigação de múltiplas áreas; e a propostas culturais diversas. Por isso provocam um intercâmbio intenso dos trabalhos criados na capital fluminense com o público de Brasília, e vice-versa. O objetivo principal do BR-040 é aproximar as produções cênicas dos dois lugares. “A ideia é potencializar o diálogo e possibilitar trocas enriquecedoras, para nós e para a cidade, ao longo destes oito meses”, acrescenta o diretor do Brecha.

Na ocupação, iniciada no dia 19 de agosto, o público pode, ainda, assistir a um panorama do repertório de espetáculos do grupo, realizados nos últimos anos, além de participar das práticas formativas. Entre as criações do coletivo estão Os Inocentes, Anticorpos e Paralelamente. Estão sendo feitas, ainda, parcerias com grandes eventos do calendário da cidade. Em agosto houve uma, com o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, no qual o BR 040 contribuiu com três montagens do Rio de Janeiro e uma co-produção internacional: Tomorrow, da companhia escocesa Vanishing Point, com atores vindos da Inglaterra, Rússia, Brasil e Escócia.

O conceito do projeto

A ideia de “práticas de proximidade” do BR-040 surgiu como um desdobramento da pesquisa artística do coletivo, em torno do conceito, desenvolvido num festival, realizado pelo grupo realizou, no projeto Junto – Práticas de proximidade – contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Glauce Rocha /2011 (Rio de Janeiro). Leia mais sobre a proposta, no blog do Brecha: http://brechacoletivo.wordpress.com/projetos/junto-praticas-de-proximidade/.

Patrick informa que o Brecha busca futuras propostas para ações ligadas a esse trabalho em outros espaços em Brasília; e também em outras regiões administrativas do DF.

BR-040 – Práticas de proximidade

Projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos /2014
Teatro Funarte Plínio Marcos e jardim do Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural – Lote II – Brasília (DF)
(entre a Torre de TV e o Clube do Choro)
Tels.: (61) 3322 2076 e (61) 3223 2025

Realização: Brecha e É Tudo nosso Produções Artísticas

Ficha Técnica (resumida)

Proposição: Eduardo Cravo, Flora Genial, Patrick Sampaio e Rodrigo Lopes
Argumento e redação de projeto: Patrick Sampaio
Direção Artística: Patrick Sampaio e Lisa Eiras Fávero
Direção de Produção: Rodrigo Lopes e Lisa Eiras Fávero

Produção Executiva: Flora Genial e Eduardo Cravo
Direção de Comunicação: Patrick Sampaio
Direção Técnica: Rodrigo Lopes

Parceiros Rio de Janeiro: Amok Teatro, Fagulha Filmes e Miúda

Parceiros Brasília: Andaime Cia de Teatro, Coletivo Transverso, Festival Internacional Cena Contemporânea 2014

Realização: Brecha e ÉtudonossoProduções Artísticas Ltda

Mais informações: http://brecha.com.br/br040/