O professor Pedro Afonso Vasquez, graduado pela Sorbonne e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, ministra, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, no Centro de Maceió (AL), no período de 17 a 20 de setembro, das 9h às 18h, a oficina “Uso Criativo de Acervos Fotográficos – Perspectivas autorais e institucionais”. A ação é promovida pelos centros de conservação e preservação fotográfica da Fundação Nacional de Artes – Funarte, e da Universidade Federal de Alagoas; e pelo Museu Théo Brandão – também pertencente à UFAL. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
A oficina é para profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos; estudantes; professores; pesquisadores; críticos de arte; fotógrafos e curadores; conservadores-restauradores; historiadores, museólogos, arquivistas e outros profissionais de áreas afins.
Objetivo
A proposta é demonstrar como o trabalho de curadoria de exposições; de edição de livros; e da produção de obras audiovisuais – realizado com peças de acervos fotográficos (tanto públicos quanto particulares) – , pode ser tão criativo quanto a própria prática fotográfica. Serão analisadas duas vertentes diversas e complementares: a institucional (relacionada a profissionais que cuidam de coleções constituídas) e a independente (relativa àqueles sem vinculação institucional – autônomos).
O curso tem 30 horas. As aulas contarão com projeções em datashow e terão um intervalo de uma hora. Uma apostila de autoria do professor será fornecida. No último dia, a atividade terminará às 16h.
Programa
Serão abordados na oficina os seguintes assuntos:
- Surgimento e expansão das coleções públicas e particulares de fotografia;
- A fotografia como fonte histórica: a versão oficial versus outras leituras possíveis;
- A fotografia como instrumento de criação artística;
- O livro de fotografia e as novas mídias de natureza digital;
- Curadoria e edição de imagens como ato criativo;
- Fontes de financiamento para projetos fotográficos;
- Estudos de caso no campo editorial e da curadoria de exposições
As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pelo telefone (82) 3214 1710, das 8h à 13h. Os interessados devem entrar em contato com Madalena de Oliveira.
Sobre a parceria
As aulas são resultado de um convênio firmado em 2013, entre a Funarte e a UFAL/Museu Théo Brandão. O protocolo de intenções firmado prevê ações conjuntas, que visem à preservação do importante acervo fotográfico do Museu; e a oferecer apoio técnico e capacitação aos alunos, pesquisadores, professores e servidores da UFAL, representantes de outras instituições – envolvidas em projetos ligados à área. Essa é a terceira oficina de 2014. As duas primeiras foram: Introdução à Conservação Fotográfica e Organização de Acervos Fotográficos.
Sobre o ministrante
Pedro Afonso Vasquez é formado em Cinema pela Universidade de Sorbonne (FR) e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói (RJ). Escreveu 24 livros, tais como: Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil; Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX; e O Brasil na Fotografia Oitocentista. Na década de 1980, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte; bem como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Oficina
“Uso Criativo de Acervos Fotográficos – Perspectivas autorais e institucionais”
Ministrante: professor Pedro Afonso Vasquez
Carga horária: 30 horas/aula
Duração de cada aula: 4h, incluindo uma hora de intervalo
De 17 a 20 de setembro
Inscrições gratuitas, abertas a partir do dia 9 de setembro, terça-feira, através do tel: 3214-1710, das 8h à 13h
Contato: Madalena de Oliveira.
Local: Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB)
Av. da Paz, 1490 – Trapiche da Barra – Centro
Maceió (AL)
E-mail: museutheobrandao@reitoria.ufal.br
Tel. (82) 3214 1711
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Centro de Conservação e Preservação Fotográfica – CCPF /Cepin/Funarte
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Centro de Conservação e Preservação Fotográfica
Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
Mais informações: tel. (82) 3214 1710, das 8h à 13h
Mais informações sobre as oficinas de fotografia da Funarte
Fundação Nacional de Artes – Funarte/Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF)
ccpf@funarte.gov.br