Mexicano Demián Flores inaugura mostra na Funarte Brasília

Como ser goleador XXIII - Demian Flores

A Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte Brasília abre para o público, na sexta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, a mostra Impedimento, de Demián Flores (México). A exposição itinerante é realizada pela Secretaria de Relações Exteriores do México e promovida pela Embaixada do México no Brasil.

A exposição Impedimento (em espanhol, “Fuera de lugar”) reúne trabalhos recentes do artista. Tem como tema o futebol; e as possibilidades de jogos lúdicos artísticos, criados sobre o próprio jogo. A obra de Demián Flores é marcada pelo trabalho contínuo de apropriação, recuperação, edição, recorte e montagem de peças gráficas e audiovisuais. É um conjunto de intervenções gráficas, produções em vídeo e instalações tridimensionais. Alguns dos trabalhos são construídos em suportes não convencionais. Esse conjunto de procedimentos tem gerado um vasto repertório de imagens; e de caminhos e possibilidades de pesquisa no território da gráfica; e das artes visuais contemporâneas, em geral.

A mostra é composta pelas seguintes criações: 29 peças da técnica que o artista chama de “impressões digitais”, feitas com recuperação, recorte e montagem de imagens gráficas – sendo 26 da série Como ser um goleador; quatro vídeos; uma instalação, feita com 148 balões, um desenho mural de vinil e uma pequena escultura de concreto e esmalte.

“Sua produção dá conta, por um lado, de um imaginário que se desloca em noções de território, memória e identidade, e que denota ao mesmo tempo um exercício reflexivo e conceitual sobre o meio gráfico: a implementação de recursos técnicos experimentais e a recuperação de alguns dos seus traços originais, como a multiplicidade; e seu caráter de ‘pegada’”, comenta a Embaixada do México. “Trata-se de um exercício interdisciplinar, cuja natureza híbrida permite que sinais, símbolos e imagens – tanto históricos e políticos como da cultura contemporânea – se entrelacem num constante processo de aglutinamento […]. Ali, elementos relacionados com a identidade nacional, a memória e a vida cotidiana aparecem empapados por subtâncias viscosas, como a sátira e a invectiva. A presença destas faz do conglomerado iconográfico algo complexo mas, ao mesmo tempo, lúdico, escorregadio, fresco e, antes de mais nada, crítico, atual”, concluem os realizadores.

O público pode visitar a mostra até o dia 12 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h.

Sobre o artista

Demián Flores (Juchitán, Oaxaca, México, 1971) tem centrado sua prática artística na experimentação de diversas técnicas e linguagens gráficas. Desde o início da sua trajetória, sua produção se expandiu e encontrou lugar, não só no campo das artes visuais, mas também no terreno da ilustração. A obra de Flores tem, ainda, se caraterizado por provocar “choques e contágios” entre distintas esferas da produção cultural; e por manter um diálogo ativo com o contexto sociopolítico da sua terra natal.

Impedimento

Demián Flores

Abertura: 12 de setembro de 2014, sexta-feira, às 19h

Visitação: de 12 de setembro a 12 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h

Galeria Fayga Ostrower
Complexo Cultural Funarte
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Brasília-DF
Informações: (61) 3322-2076 / 3322-2029

Realização: Secretaria de Relações Exteriores do México e Embaixada do México no Brasil
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura – Brasil