Norte e Nordeste recebem oficinas do Prêmio Cultura Hip Hop

A circulação da oficina do Prêmio Cultura Hip Hop 2014 prossegue pelas cidades das regiões Norte e Nordeste, no final de setembro e em outubro, sempre com entrada gratuita. De 25 a 29 de setembro; e nos dias 1º e 2 de outubro, a equipe da Fundação Nacional de Artes – Funarte foi a Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas e Pará, orientar as pessoas interessadas no edital do Prêmio. O objetivo do programa é divulgar e valorizar o hip hop; além de contribuir para o desenvolvimento sociocultural desse segmento artístico.

A proposta da Funarte é levar a oficina às capitais dos nove estados da região e a várias outras cidades. A equipe da Funarte vai a Manaus (Amazonas), dia 26/09; Mossoró (RN), dia 28/09; e Belém (PA) e Campina Grande (PB), dia 29/09, segunda – onde conta com a com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A seguir, a oficina segue para Pernambuco. Foi a Paudalho, no dia 1º de outubro, quarta; e a Garanhuns, na quinta, dia 2. Nesse estado, já foram alcançados os municípios de Ouricuri, no dia 25/09; Arco Verde, no dia 26; e Caruaru no dia 27.

As inscrições para o Prêmio Cultura Hip Hop estão abertas até o dia 9 de outubro. Nesta segunda edição do programa, 170 iniciativas culturais inéditas serão contempladas, com premiações de R$ 14,3 mil a R$ 20 mil. O edital é realizado pela Funarte, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; com entidades culturais locais; e com grupos e representantes do Movimento Hip Hop.

A série de encontros está a cargo do diretor do Centro da Música da Funarte, Paulo César Soares e do representante regional da instituição no Nordeste, Naldinho Freire. “A ideia das oficinas é promover a divulgação do edital e fazer a articulação com o movimento do hip hop em cada estado”, afirma Naldinho Freire. Ele também estará à disposição, para esclarecer dúvidas do público nordestino sobre o processo seletivo (contato: reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br).

Podem ser inscritos no edital do Prêmio Cultura Hip Hop 2014 projetos de todo o país, direcionados a composição, arranjos, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sítios de internet, revistas, pesquisas, seminários, palestras e oficinas, entre outras ações.

Oficinas foram realizadas no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Alagoas

No dia 28, elas aconteceram em Mossoró (RN), na Estação das Artes, às 19h, na Av. Rio Branco. Dia 29, foi a vez de Campina Grande (PB), no Cine-Teatro São José, também às 19h e ainda no dia 29, foi a vez de Belém (PA), também no mesmo horário, no Teatro Margarida Schivasappa, no bairro Nazaré. A abertura dessa oficina foi  com o grupo Cronistas da Rua e o Coletivo Batalha de São Braz. Participaram da mesa de abertura, Nilson Chaves, da Secretaria de Cultura do estado do Pará; Marcos Ninja B.Boy;  Fabio Grafiteiro;  Fernando Dj Fantasma e Paulo César Soares, da Funarte.

No dia 26 de setembro, as oficinas do Prêmio Cultura Hip Hop foram realizadas em Manaus (AM), no Auditório do Palacete Provincial, na Praça da Policia. Houve shows com Dj Carapanã, Jander Manauara e Conexão Zona Norte.

As capitais dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará receberam as oficinas no período de 19 a 21 de setembro – em São Luís, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no dia 19, com parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão; em Teresina, no dia 20, no Centro Cultural Theatro 4 de Setembro/Club dos Diários, tendo como parceira a Fundação Cultural do Piauí (Fundac); e em Fortaleza, no dia 21, no Centro Cultural Dragão do Mar. Em Salvador (BA), Maceió (AL) e Recife (PE) as oficinas foram realizadas de 12 a 14 de setembro. Nessas cidades, foram apresentadas performances de artistas e grupos de hip hop, incluídas na programação. As atividades tiveram apoio da Representação Regional do Ministério da Cultura Bahia/Sergipe.

Em Salvador, a oficina foi ministrada no dia 12/09, na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no Terreiro de Jesus – Pelourinho. Mais de 60 jovens participaram. Foram parceiros da ação a Representação Regional do MinC da Bahia e Sergipe e, para a mobilização, o DJ Branco, produtor do programa de rádio Evolução Hip Hop (Rádio Educadora FM/Irdeb) e da Comunicação, Militância e Atitude (CMA) HipHop. Pela manhã, Paulo César Soares e Naldinho Freire visitaram a ONG Oikabum e dialogaram com cerca de 70 crianças sobre o Prêmio Cultura Hip Hop. Em Maceió, a oficina ocorreu no dia 13, no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) – também parceira na articulação com o movimento Hip Hop local. Houve apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas, para a convocação dos agentes do Hip Hop, na esfera estadual. A atividade contou com a participação de educadores, artistas do gênero e de produtores culturais, e recebeu em torno de 50 alunos.

No dia 14, os ministrantes da oficina foram a Recife, onde, em Jaboatão do Guararapes no Bairro de Prazeres (Região Metropolitana) encontraram-se com integrantes do Movimento Hip Hop pernambucano, articulado pela Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco e pelo Projeto Viaduto Prazeres Hip Hop. O encontro foi embaixo do Viaduto Geral Melo, tendo como palco uma picape do projeto O Som da Rural de Roger de Renor. À noite, sobre o automóvel, foi feita uma apresentação do edital e apresentadas performances de Mcs, e Djs.

Leia mais e acesse o edital 2014 aqui

Fotos: Funarte Nordeste

Prêmio Cultura Hip Hop 2014

Mais informações

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
(21) 2279-8001/ (21) 2279-8109

No Nordeste: reinaldofreire.naldi