A Fundação Nacional de Artes – Funarte traz ao Centro do Rio um programa diferente e gratuito no horário do almoço, de segunda a sexta-feira. Nos pilotis do Palácio Gustavo Capanema, das 12h30 às 13h30, a partir do dia 20 de outubro, segunda-feira, o público vai assistir a apresentações musicais da melhor qualidade, no projeto Música no Pátio do Capanema. A iniciativa reúne artistas de excelência do panorama instrumental brasileiro.
A cada apresentação, um pianista convida outros dois instrumentistas. A programação será aberta por Adriano Souza, que convida Edson Lobo (contrabaixo) e Xande Figueiredo (bateria), na segunda (20). Na terça (21), Alfredo Cardim se apresenta ao lado de Haroldo Cazes (baixo e violão) e Marcos Niedo (percussão e bateria). Juntos, eles formam o Guanabara Trio. No dia 22, quarta, é a vez de Rodrigo Braga, acompanhado por Vanderlei Silva (percussão) e Sidão Santos (baixo). Na quinta (23), Claudio Andrade convida Adalberto Miranda (baixo) e Henrique Band (saxofone). Dia 24, sexta-feira, Jeff Gardner encerra a semana, com Adrian Barbet (baixo) e Kleberson Caetano (bateria).
“Além de contar com um poderoso conjunto de expressões musicais, das mais reconhecidas no mundo, o Brasil é um celeiro de grandes músicos – reflexo desta riqueza. O Projeto Música no Pátio do Capanema tem como meta expor essa arte em pleno passeio público”, explica Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular da Funarte. O programa tem como objetivos difundir a diversidade instrumental brasileira e contribuir para a formação de público. “A Funarte quer brindar o público do Centro do Rio com a criatividade desses grandes músicos, mostrando como eles lidam com o sofisticado repertório instrumental brasileiro popular”, diz Claudio. “Vamos chamar a atenção para essa cativante música e para seus intérpretes. A exposição deles num espaço público também reflete a ausência da música instrumental nas programações culturais; a falta de espaço s físicos para essa linguagem; e a necessidade de sua melhor e maior difusão”, conclui. A programação prossegue até 19 de dezembro, sempre no mesmo horário, das 12h30 às 13h30.
As apresentações
Dia 20, segunda – Adriano Souza convida Edson Lobo e Xande Figueiredo
O Adriano Souza Trio presta uma homenagem a Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova e um dos maiores compositores do gênero. “Ele era único em sua maneira de cantar e tocar; suas músicas, de caráter extremamente jazzístico, são um universo grandioso a ser explorado, principalmente por essa formação de trio”, diz Adriano Souza. O grupo, formado por Adriano no piano, Edson Lobo no contrabaixo e Xande Figueiredo na bateria, também tocará músicas de outros importantes autores brasileiros, como Djavan, Cartola e Tom Jobim. No repertório, estão as obras de Johnny Alf Rapaz de bem; Céu e mar; Seu Chopin, desculpe; Ilusão à toa; Fim de semana em Eldorado; e Disa; e ainda, De Djavan, Capim; de Tom Jobim, Passarim; e, de Cartola, Acontece.
Dia 21, terça – Alfredo Cardim convida Haroldo Cazes e Marcos Niedo
Neste show, o Guanabara Trio faz um tributo a Pixinguinha, com a interpretação das obrasCarinhoso, Lamento, Naquele tempo, Um a zero, e Vou vivendo. Alfredo Cardim (piano), Haroldo Cazes (baixo e violão) e Marcos Niedo (percussão e bateria) vão também tocar um repertório de choros de compositores brasileiros, como Tom Jobim (Garoto), Hermeto Pascoal (Chorinho para ele), Íon Muniz (Arrocho), e Tenório Jr (Embalo). Alfredo Cardim atuou com artistas estrangeiros e brasileiros, como Claudio Roditi, Astrud Gilberto, Paquito Di Rivera, Joe Hunt, Joe Lovano, Nana Vasconcelo s, Toninho Horta, Milton Banana, Edison Machado, Raul de Souza, Joyce, Wanda Sá, Gonzaguinha, João Nogueira e Quarteto Jobim Morelenbaum, entre outros. Como solista, apresentou-se em diversos espaços e festivais importantes, em países como Estados Unidos, Suécia (Umea Jazz Festival), Argentina (Jazz Festival), Cuba (Cuba Disco Festival), Áustria e França. Também lecionou em escolas de música no Rio de Janeiro.
Dia 22, quarta – Rodrigo Braga convida Vanderlei Silva e Sidão Santos
João Donato será o homenageado na apresentação do compositor, pianista e cantor Rodrigo Braga. “Donato inspira e representa verdadeiramente a fusão entre a música latina e brasileira”, diz Rodrigo, que será acompanhado pela percussão de Vanderlei Silva e pelo baixo de Sidão Santos. Composições como A Rã e Amazonas farão parte do repertório do trio. Rodrigo teve seu primeiro grupo musical aos 20 anos, em 1999, o Caixa Preta, com o qual compôs e produziu os álbuns 100% Gonça e Jongo Contemporâneo (2008). Foi pesquisador de Jongo, com Mestre Darcy, do Jongo da Serrinha – “…o principal nome do Jongo no Rio de Janeiro”, comenta Rodrigo, que foi diretor musical e arranjador do artista, com quem gravou o álbum Cartografia Musical Brasileira (2001). O pianista morou na Espanha e tocou jazz e música brasileira em cruzeiros na Europa. Foi convidado a ingressar na banda de Luiz Melodia e de Gabriel o Pensador. Como cantor, gravou o álbum Dois do Samba, com músicas autorais, com as quais se apresentou com Jair Rodrigues, Almir Guineto e Moacyr Luz. É bacharel em Composição pela Unirio. Criou várias peças sinfônicas e de câmara, além de 150 canções populares. Compôs trilhas para três filmes e ganhou o prêmio do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine)/ 2013, na categoria Concepção Sonora, pela trilha de Tudo balança porque Deus dança, de Aline Guimarães.
Dia 23, quinta – Claudio Andrade convida Adalberto Miranda e Henrique Band
O compositor e pianista Claudio Andrade já tocou em bandas de grandes nomes como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Jorge Benjor, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Rita, Mart’nália, Seu Jorge, Arturo Sandoval e Ziggy Marley. Claudio tocará ao lado do baixista Adalberto Miranda e do saxofonista e multi-instrumentista de sopro Henrique Band. No show, os músicos vão apresentar o piano brasileiro, com uma homenagem a João Donato. “Nas composições de Donato, podemos perceber toda a riqueza dos ritmos brasileiros e grande influência dos afro-cubanos”, diz Claudio – que também apresenta esses ritmos em suas composições de samba, afoxé, baião e maracatu; e ainda rumba e soncubano.
Dia 24, sexta – Jeff Gardner convida Adrian Barbet e Kleberson Caetano, no show Abraços
Na apresentação, o Jeff Gardner Trio manda “abraços” na forma de canções, em homenagem aos grandes nomes da música instrumental brasileira (chamada por muitos de MIB); e da MPB, em ritmo de samba, bossa nova, baião e chorinho. Jeff Gardner (piano), Adrian Barbet (baixo) e Kleberson Caetano (bateria) fazem ainda uma homenagem especial a Johnny Alf, com os clássicos Ilusão à toa e Céu e mar. Com 17 CDs gravados, Jeff Gardner tocou com nomes consagrados do jazz, como Freddie Hubbard, Eddie Harris, Steve Lacy, Gary Peacock, Eddie Gomez, Billy Hart e Kenny Wheeler. No Brasil, se aprese ntou ao lado de Victor Assis Brasil, Dori Caymmi, Gilberto Gil, Mauricio Einhorn, Hélio Delmiro, Marcos Suzano, Nivaldo Ornellas, Marcelo Martins, Carlos Balla, Alberto Continentino e João de Aquino, entre outros. O repertório do show é baseado no CD Abraços, com músicas autorais inéditas de Jeff, como Um Abraço no Toninho e Um Abraço no Hermeto.
Música no Pátio do Capanema
A partir de 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30
GRÁTIS
Palácio Gustavo Capanema
Esquina das Ruas Graça Aranha e Araújo Porto Alegre
Endereço: Rua da Imprensa, nº 16 – térreo
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro da Música
Semana de estreia – programação
Dia 20, segunda-feira – Adriano Souza convida Edson Lobo e Xande Figueiredo
Dia 21, terça-feira – Alfredo Cardim convida Haroldo Cazes e Marcos Niedo
Dia 22, quarta-feira – Rodrigo Braga convida Vanderlei Silva e Sidão Santos
Dia 23, quinta-feira – Claudio Andrade convida Adalberto Miranda e Henrique Band
Dia 24, sexta-feira – Jeff Gardner convida Adrian Barbet e Kleberson Caetano
Mais informações ao público
Cemus/Funarte – cemus@funarte.gov.br