Funarte apresenta música ao ar livre no Centro do Rio, na hora do almoço

Flyer

A Fundação Nacional de Artes – Funarte traz, no projeto Música no Pátio do Capanema, mais uma rodada de shows com grandes pianistas, que convidam outros músicos consagrados, com entrada franca. Eles se apresentam de segunda a sexta-feira, sempre das 12h30 às 13h30, no térreo do Palácio Gustavo Capanema, na área externa, até dezembro.

Na segunda, dia 3 de novembro, Toca de Lamare convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria), para uma homenagem a João Donato – que completa 80 anos de idade – e 65 de carreira – em 2014. Na terça (4), o Paula Faour Trio faz um tributo a Marcos Valle, com Paula no piano, Augusto Mattoso no contrabaixo e Paulo Diniz na bateria. No dia 5, quarta, é a vez de Cassio Coutinho convidar Claudio Infante (bateria) e Michel Barcellos (baixo), para uma homenagem dupla – a Marcio Montarroyos e a Hermeto Pascoal. Na quinta (6), Lulu Martin convida Marco Bombom (baixo) e Erivelton Silva (bateria) para um tributo a Hugo Lima, parceiro de Dorival Caymmi e pai do pianista. No dia 11, sexta, o Haroldo Mauro Jr. Trio homenageia J. T. Meirelles – com Haroldo Mauro, Lucas Fixel (bateria) e Alex Rocha (baixo) .

Os shows

Segunda, 3/11 – Toca de Lamare convida Augusto Mattoso e Ricardo Costa – Homenagem a João Donato

Além de tocar músicas do mestre Donato, Toca de Lamare vai apresentar obras próprias.Formado na Berkelee School of Music, em 1981) e bacharel em composição pela UniRio(2007), o pianista teve, ainda, professores como Wima Graça, Luiz Eça, Charles Banakos, e Dean Earl. Já atuou com cantores como Tim Maia, Marina Lima, Luis Melodia, Geraldo Azevedo, Wilson das Neves, Rosemary e Billy Blanco, entre outros; e com instrumentistas como Paulo Trompete , João de Aquino, Raul de Souza. Seu CD autoral tem participações de Ricardo Silveira, Raul Mascarenhas e Paulo Soledade, entre outros. Morou e trabalhou como músico no Japão, no México, e nos EUA. Integra a Banda do Sindico (cover de Tim Maia), com Paulo Black, Adriano Giffone, Silverio Pontes e o Trio de jazz/bossa/MPB, com Augusto Mattoso no contrabaixo e Ricardo Costa na bateria. Nesse show, o trio interpreta seis peças famosas de Donato: A Rã, Muito à vontade, Sambou sambouMinha saudadeAmazonas Café com pão; e mais seis músicas de autoria de Toca, sendo uma delas, Terra Brasil, em parceria com Wagner Dias.

Terça, 4/11 – Paula Faour Trio – homenagem a Marcos Valle – Paula Faour (piano), Augusto Mattoso (contrabaixo) e Paulo Diniz (bateria)

Paula Faour e seus convidados tocarão algumas faixas do CD Paula Faour e a Música de Marcos Valle e Burt Bacharach. Nele, a instrumentista apresenta uma nova concepção de arranjos que unem os trabalhos desses dois compositores. A pianista entremeia as melodias originais dos dois artistas e acrescenta seu estilo pessoal, criando arranjos e versões inéditas das pérolas criadas por eles: Samba de VerãoDo you know the waySeu encanto/Wives and lovers Campina grande/Promises Promises. O trabalho teve a supervisão musical do próprio Marcos Valle e contou com intérpretes como Roberto Menescal, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Sergio Barrozo, Cesar Machado, Jessé Sadoc e Ricardo Santoro. No s how, o trio também interpretará mais algumas joias da MPB, como Casa Forte (Edu Lobo); Céu e Mar (Johnny Alf); Fica Mal com Deus (Geraldo Vandré) e Recado Bossa Nova (Djalma Ferreira), além de composições próprias. Todos os arranjos foram elaborados pela pianista. A homenagem a Marcos Valle estará, ainda, em músicas marcantes como Terra de NinguémPigmalião 70.
Mais informações sobre a artista: www.paulafaour.com.br.

Quarta, 5/11 – Cassio Coutinho convida Claudio Infante (bateria) e Michel Barcellos (baixo) – Homenagem a Marcio Montarroyos e a Hermeto Pascoal

O pianista e tecladista Cassio Coutinho já participou de shows e gravações de artistas como Michael Sullivan, Tiago Abravanel, Claudio Zoli, Mariana Valadão, Kesia Estácio, Kleber Lucas, Gerson Borges, Adhemar de Campos, Maicon Sulivan, Claudio Infante, Nise Palhares, Taryn Szpilman, Cláudio Claro, Toque de Arte, Ney Conceição, Marquinho O’sócio, Klev Soares, Grupo Um e Mayla Hadalla. Trabalhou em musicais, como o sucesso Tim Maia Vale Tudo, o musical, de Nelson Motta. Integra o Eletronaipe, grupo instrumental com dez músicos, que vem tendo cada vez mais espaço no novo cenário instrumental brasileiro. Com o conjunto, já tocou com Carlos Dafé, Aleh Ferreira, Hyldon e Marechal, entre outros. No show, o trio tocará Ocean Dance do trompetista e compositor homenageado Marcio Montarroyos (1948 – 2007). Em tributo a Hermeto Paschoal, serão executadas as obras dele TachoO Ovo. Estão no repertório ainda: Red Baron (B. Cobham), Take 5 (Dave Brubeck), Maria Fumaça (Black Rio),Cascavel (Antonio Adolfo), Conceda-me essa dança (Zé Roberto Bertrami) e Chama o Gerente(Claudio Infante).

Quinta, 6/11 – Lulu Martin convida Marco Bombom (baixo) e Erivelton Silva (bateria) – Homenagem ao pianista e compositor Hugo Lima

O pianista Lulu Martin se desenvolveu musicalmente no jazz de estilo norte-americano. Fez carreira como tecladista na MPB, no rock e no blues brasileiros, com artistas como Lulu Santos, Tim Maia e Ednardo. Sua participação mais conhecida é na canção Só Pro meu prazer, da década de 80, da banda Heróis da Resistência (da qual foi um dos fundadores). Nessa música, que toca nas rádios até hoje, o instrumentista fez um solo de piano acústico. “Voltei a usar o piano como instrumento de destaque, na época da explosão da sonoridade dos sintetizadores na MPB”, comenta Lulu. Ele também atua na educação musical, tendo como mais recente trabalho seu livro de piano popular Som dos Acordes. Compôs ainda trilhas para peças audiovisuais. “O show será uma homenagem ao meu pai Hugo Lima, um pianista de jazz amador, que compôs algumas músicas em p arceria com Dorival Caymmi. Algumas delas foram gravadas por vários artistas da MPB e se tornaram conhecidas – uma delas é Você não sabe amar (1950). Ele será meu homenageado porque me mostrou os primeiros acordes no piano e não teve a chance de me ver tocando com toda a minha maturidade musical”, explica o artista. O show reunirá peças de jazz dos anos 70 e alguns clássicos da bossa nova, que tem sido parte do repertório de Lulu. O trio tocará músicas como Menina Ilza (Hermeto Pascoal),Windows (Chick Corea), Lugar Comum (João Donato), Icarus (Ralph Towner), More Better Blues (Bill Lee), Phase dance (Pat Metheny) e< span abp=”992″ style=”font-family: Arial, sans-serif; color: #000000; font-size: 11pt”> Partido Alto (José Roberto Bertrami).

Sexta, 7/11 – Haroldo Mauro Jr. Trio – Com Haroldo Mauro, Lucas Fixel (bateria) e Alex Rocha (baixo) – homenagem a J. T. Meirelles

Haroldo Mauro Jr. tem sólida formação jazzística e grande ligação com a Bossa Nova. O produtor e crítico musical Jota Carlos lembra que Haroldo “era ainda um jovem talentoso pianista quando fez parte dos grupos de duas lendas da música brasileira: o saxofonista Vitor Assis Brasil e o baterista Edison Machado […].” Jota destaca que Haroldo Mauro foi aprofundar e expandir sua arte, numa temporada de vinte anos nos EUA, onde “tornou-se um autêntico pianista de jazz” – mas nunca abandonou os compositores brasileiros, principalmente a Bossa. “… prestou grande serviço à música brasileira divulgando-a sem ser notado”, diz o crítico, acrescentando que Haroldo Mauro tocou intensivamente — e bem… — em bares, festas e restaurantes novaiorquinos, até ‘templos’ do Jazz, como o Blue Note, contribuindo para manter vivo o interesse pela música brasileira no ext erior […].

O saxofonista, compositor e arranjador carioca João Theodoro Meirelles (1940 – 2008), homenageado no show, é considerado um dos músicos mais importantes da bossa-nova, tido como o iniciador do “samba-jazz” no Brasil. Seu álbum O Som, da década de 1960, marcou pela originalidade. Ele tocou ou escreveu arranjos importantes da Bossa, como por exemplo no LP de estreia de Jorge Bem (hoje Jorge Ben Jor), e do disco Vagamente, da cantora Wanda Sá, entre muitos outros trabalhos. Fazem parte do show do Haroldo Mauro Jr. Trio as composições do autor: Tania, Aboio, Nordeste, Quintessência Serelepe; além de duas obras do próprio pianista; e de músicas como Seu Tenório (Claudio Guimarães), Folha Morta (Ari Barroso), Você vai ver (Tom Jobim), Lelé do CoraçãoRua Juquiá (ambas de Haroldo Mauro Jr.), Sabor Carioca (Raul Mascarenhas) e Arrocho (Ion Muniz).

Sobre o Música no Pátio do Capanema

“Além de contar com um poderoso conjunto de expressões musicais, das mais reconhecidas no mundo, o Brasil é um celeiro de grandes músicos – reflexo desta riqueza. O Projeto Música no Pátio do Capanema tem como meta expor essa arte em pleno passeio público”, explica Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular da Funarte. O programa tem como objetivos difundir a diversidade instrumental brasileira e contribuir para a formação de público. “A Funarte chama a atenção para essa cativante música e para seus intérpretes. A exposição deles num espaço público também reflete a ausência da música instrumental nas programações culturais; a falta de espaços físicos para essa linguagem; e a necessidade de sua melhor e maior difusão”, conclui Claudio. A progra mação prossegue até dezembro, sempre no mesmo horário, das 12h30 às 13h30.

Projeto Música no Pátio do Capanema

Programação de 3 a 7 de novembro

  • 03/11 – segunda – Toca De Lamare convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria). Homenageado: João Donato
  • 04/11 – terça – Paula Faour convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Paulo Diniz (bateria). Homenageado: Marcos Valle
  • 05/11 – quarta – Cassio Coutinho convida Claudio Infante (bateria) e Michel Barcellos (baixo). Homenageado: Marcio Montarroyos e Hermeto Pascoal
  • 06/11 – quinta -Lulu Martin convida Marco Bombom (baixo) e Erivelton Silva (bateria). Homenageado: Hugo Lima
  • 07/11 – sexta – Haroldo Mauro convida Lucas Fixel (bateria) e Alex Rocha (baixo). Homenageado: J. T. Meirelles

De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30
ENTRADA FRANCA

Palácio Gustavo Capanema
Esquina das Ruas Graça Aranha e Araújo Porto Alegre
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo – área externa
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro da Música

_________________________

Mais informações ao público
Centro da Música/Funarte
cemus@funarte.gov.br
Tel. (21) 2279 8001