Cliff Korman, Fernanda Canaud e Ana Azevedo tocam no pátio do Palácio Capanema, entre outros nomes consagrados

Kiko Continentino (piano) Alberto Continentino (contrabaixo) e Clauton Sales (bateria/trompete). Foto: S. Castellano - 13/11

A Fundação Nacional de Artes – Funarte traz ao público, no Projeto Música no Pátio do Capanema, shows com pianistas, que convidam outros músicos consagrados, em homenagem a grandes compositores brasileiros. Os artistas se apresentam na área externa do térreo do Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada Franca, sempre de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30. De 17 a 21 de novembro, Monique Aragão, Fernanda Canaud, Natan Gomes, Ana Azevedo e Cliff Korman farão shows em tributo a Guerra Peixe, Johnny Alf, Baden Powell e Paulo Moura.

Na segunda (17), Monique Aragão convida Daniel Garcia (saxofone) e Iura Ranevsky (violoncelo), para um show autoral da pianista. Na terça (18), Fernanda Canaud recebe David Chew (violoncelo) e Caio Márcio (violão), numa apresentação em tributo a Guerra Peixe. No dia 19, quarta, Natan Gomes convida Lipe Portinho (contrabaixo) e Daniel Garcia (saxofone), para uma homenagem a Johnny Alf. Na quinta (20), Ana Azevedo convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Paulo Diniz (bateria), para um tributo a Baden Powell. No dia 21, sexta, é a vez de Cliff Korman convidar Augusto Mattoso (baixo acústico) e Emile Saubole (bateria), para homenagear Paulo Moura.

Os shows da semana

Segunda-feira (17) Monique Aragão convida Daniel Garcia (saxofone) e Iura Ranevsky (violoncelo). Show de repertório autoral de Monique Aragão

A pianista, compositora, arranjadora e diretora musical carioca Monique Aragão é formada em Música pela UniRio, onde lecionou, de 1999 a 2001. Foi premiada em vários concursos de piano erudito, nos anos 1970. Ganhou o Prêmio Sharp – Revelação Instrumental – 1992 pelo seu primeiro CD, Monique Aragão. Foi indicada ao prêmio Rival-Petrobras – 2006, na categoria Melhor Arranjador pelo seu CD autoral Suite do Rio. Recebeu o título de Mulher do Ano em Música – 2009, do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil. Gravou mais quatro CDs, entre eles Canoas (também com composições próprias); e Ventos do Brasil, lançado por uma gravadora francesa, com distribuição mundial. Compôs trilhas sonoras para cinema, para espetáculos de dança da Companhia de Dança Rio; e para peças teatrais, entre elas Dolores, de Douglas Dwight e Fátima Valença – direção: Antonio De Bonis (cujo CD foi gravado). Monique escreveu e produziu livros de partituras, sendo um deles O Melhor de Ernesto Nazareth. Foi encenadora e autora do texto e das músicas da comédia Sucesso (2001). De 2002 a 2004, foi professora de interpretação e técnica vocal da série de programas televisivos Fama. Suas composições e performances estão também em vários discos de artistas como Maria Tereza Madeira, David Ganc, Ronaldo Diamante, Tim Rescala e Telma Costa; e da Orquestra de sax. Apresentou-se em famosas salas de espetáculos do Brasil, como solista ou acompanhando artistas da MPB. Atua como arranjadora e produtora musical, desde 1983, em teatro e TV. Nesse show, Monique e seus convidados vão executar 13 composições da pianista.

Terça-feira (18) Fernanda Canaud recebe David Chew (violoncelo) e Caio Márcio (violão). Homenagem a Guerra Peixe

A pianista Fernanda Canaud estudou na Pró-Arte e na Escola de Música da UFRJ, onde concluiu mestrado. Estudou o instrumento com mestres como Homero Magalhães, Linda Bustani, Sergei Dorensky, Arnaldo Cohen, Míriam Dauelsberg e Ondine Mello, entre outros. É doutora em Música pela UniRio, onde defendeu a tese O Virtuosismo e o Swing Revelados na Revisão Fonográfica de Flor da Noite e Modinha & Baião de Radamés Gnattali. Especializou-se na obra do compositor. Obteve oito prêmios em concursos nacionais de piano e a bolsa de Sergei Dorensky para o Conservatório de Moscou. Recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes – 2012 (SP). Foi solista no Festival de Música da Úmbria (Itália) e realizou recitais na França, Inglaterra, Holanda, Espanha, Suíça, Colômbia e Portugal. Em 1991, foi responsável pela programação da Sala Cecília Meireles (Rio). Apresentou-se com orquestras brasileiras em diversos locais do país, atuando em recitais, como solista e camerista, e em eventos, como a Bienal de Música Contemporânea Brasileira da Funarte e o Festival Villa-Lobos, onde foi solista da Orquestra Sinfônica Nacional, na obra de Villa, Bachiana nº 2 para piano e orquestra. Lançou os CDs Radamés Gnattali (indicado para o Prêmio Sharp de Música – 1993); e Fernanda Chaves Canaud (também dedicado ao autor) – sobre este trabalho, disse Tom Jobim: “Fernanda Chaves Canaud é uma pianista maravilhosa e Radamés é o nosso mestre querido e inesquecível. A união dos dois faz este disco mais importante ainda para a música brasileira popular e erudita. Muito bom. Bravo!”. Em duo com José Botelho, a artista lançou o CD Música Brasileira para clarineta e piano 1. A convite da Embaixada do Brasil, deu um concerto na Igreja St. Martin-in-the-Fields, em Londres, Em 1998.

No repertório da apresentação do dia 18, estão previstas obras de Villa Lobos, Hélio Delmiro, Caio Márcio, Radamés Gnattali, Garoto, Ernesto Nazareth e Guerra Peixe.

Quarta-feira (19) – Natan Gomes Trio – Natan Gomes convida Lipe Portinho (contrabaixo) e Daniel Garcia (saxofone). Homenagem a Johnny Alf

Considerado um jovem prodígio do piano jazzístico e grande improvisador, o carioca Natan Gomes, de apenas 23 anos de idade, começou a tocar com nove anos. Foi aluno de Antony Mathias, Glauton Campello e David Feldman. Já se apresentou com nomes consagrados do panorama instrumental brasileiro, tais como Ronaldo Diamante, Alex Rocha, Renato Massa e Tony Botelho, entre outros. “Nesse show, faremos uma homenagem ao compositor e também pianista carioca Johnny Alf, precursor da bossa-nova. Johnny cresceu como Tom Jobim na Tijuca – Zona Norte do Rio – e foi inspiração de gênios como ele. Desde cedo, aprendeu a gostar de piano clássico e de grandes nomes do jazz, como Nat King Cole e Cole Porter”, resume Natan. Ele destaca que, nos anos 50, Alf tocava de maneira semelhante à bossa nova, nos pianos-bares do posto seis, em Copacabana, bem antes mesmo do estilo existir. Nesse show, Natan Gomes Trio tocará, as músicas do homenageado Céu e Mar, Eu e Brisa e Rapaz de Bem. O grupo completa o repertório com as composições dos convidados Lipe Portinho e Daniel Garcia.

Quinta-feira (20) – Ana Azevedo Piano Trio – Ana Azevedo convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Paulo Diniz (bateria). Homenagem a Baden Powell

No repertório da apresentação, a pianista incluiu suas composições originais – todas com ritmos bem brasileiros tais como bossa nova, partido alto, baião e maracatu – e também grandes canções da música popular brasileira. Ana e seu trio já se apresentaram em diversos locais do Rio. Eles têm como proposta fazer e interpretar música brasileira de altíssima qualidade, porém sempre acessível e divertida para o publico; com arranjos originais e criativos, além de e uma sonoridade inovadora, com muito swing. Seguindo essa concepção, nesse show, Ana homenageia um dos principais compositores brasileiros. “A musica de Baden Powell é muito focada nas tradições dos ritmos brasileiros e enfocarei três deles: a bossa, o samba e o afro-samba”, explica a pianista citando as composições do homenageado: Prelúdio, Consolação e Canto de Ossanha (as duas com Vinícius de Moraes). “A qualidade das harmonias de Baden tambem cria uma excelente base para o improviso, o que casa bem coma proposta do trio”, diz a artista. O repertório será completado com as composições da própria, Breve Instante e Tripartido, também privilegiando os ritmos brasileiros, como o partido alto e o maracatu. O público ouvirá ainda clássicos da MPB, tais como As aparências enganam (Tunai e Sergio Natureza) e Wanting More, de Fernando Leporace.

Sexta-feira (21) – Cliff Korman Trio – Cliff Korman convida Augusto Mattoso (baixo acústico) e Emile Saubole (bateria). Homenageado: Paulo Moura

O norte-americano radicado no Brasil Cliff Korman é considerado um pianista completo. Educador reconhecido e pesquisador de jazz, música brasileira e improvisação, o artista gosta de dizer que 30 anos de imersão no universo musical brasileiro projetaram uma “luz diferente” na maneira como ele vê o jazz. Estudou em Nova Iorque, sua cidade natal, com mestres desse estilo, como Roland Hanna, Ron Carter e Kenny Barron; apresentou-se nos lugares prestigiosos da cidade, como o Lincoln Center, o Le Poisson Rouge e o Birdland; e na Itália, no Festival de Música e Cultura Brasileira Cantar da Costa. Atua no Instituto Paulo Moura, como diretor e arranjador do projeto de digitalização do Acervo Paulo Moura. Já atuou com nomes como Astrud Gilberto, Toninho Horta e Leny Andrade, além de ter feito uma produção com Wagner Tiso e Milton Nascimento, no Festival Internacional de MPB (SP). É professor-doutor de Música Popular na Universidade Federal de Minas Gerais. Já lecionou Piano e Teoria jazzística, Improvisação e Música Instrumental Brasileira na Manhattan School of Music; na Unirio; e na Escola de Música de Brasília. Tem desenvolvido muitos projetos com músicos brasileiros e norte-americanos, nos quais criou várias composições e arranjos. Fez gravações próprias, nas quais se inclui Gafieira Dance Brasil (independente) com Paulo Moura. Como produtor e diretor musical, gravou para a dupla Rosa Passos e Ron Carter; e para Chuck Mangione entre outros. Com o apoio do Savassi Festival – 2013, em Belo Horizonte (MG), apresentou Interventions, a sua obra para orquestra jazz sinfônica.

“A carreira de Paulo Moura, um ícone da música instrumental brasileira, estendeu-se de 1950 á 2010. Nesses 60 anos, ele foi conhecido como clarinetista, saxofonista, arranjador, e criador de projetos, que incluiram Hepteto; Confusão Urbana, Suburbana, e Rural; as gafieiras no Parque Lage e Circo Voador; e duos com violinista Rafael Rabello e os pianistas João Donato, Wagner Tiso, e Clara Sverner”, lembra Cliff. Na apresentação o pianista, tambem parceiro do mestre, busca evidenciar algumas obras que simbolizam a variedade e riqueza do legado que o homenageado deixou para os apreciadores da cultura brasileira – especialmente a música. O repertório inclui seis peças de Paulo; além de Monotonia (Radamés Gnattali), Luiza (Tom Jobim), Das Tardes mais sós (Milton Nascimento) e Saudade do Paulo, um tributo do próprio Korman.

Sobre o Música no Pátio do Capanema

Além de contar com um poderoso conjunto de expressões musicais, das mais reconhecidas no mundo, o Brasil é um celeiro de grandes músicos – reflexo desta riqueza. O Projeto Música no Pátio do Capanema tem como meta expor essa arte em pleno passeio público”, explica Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular da Funarte. O programa tem como objetivos difundir a diversidade instrumental brasileira e contribuir para a formação de público. “A Funarte chamaatenção para essa cativante música e para seus intérpretes. A exposição deles num espaço público também reflete a ausência da música instrumental nas programações culturais; a falta de espaço s físicos para essa linguagem; e a necessidade de sua melhor e maior difusão”, conclui Claudio. A programação prossegue até dezembro, sempre no mesmo horário, das 12h30 às 13h30

Projeto Música no Pátio do Capanema

Programação de 17 a 21 de novembro de 2014

  • Segunda, dia 17 – Monique Aragão convida Daniel Garcia (saxofone) e Iura Ranevsky (violoncelo)
  • Terça, dia 18 – Fernanda Canaud convida David Chew (violoncelo) e Caio Márcio (violão)
  • Quarta, dia 19 – Natan Gomes Trio – Natan Gomes convida Lipe Portinho (contrabaixo) e Daniel Garcia (saxofone). Homenageado: Johnny Alf
  • Quinta, dia 20 – Ana Azevedo convida Augusto Mattoso (contrabaixo) e Paulo Diniz (bateria). Homenageado: Baden Powell
  • Sexta, dia 21 – Cliff Korman Trio – Cliff Korman convida Augusto Mattoso (baixo acústico) e Emile Saubole (bateria). Homenageado: Paulo Moura

Serviço

Música no Pátio do Capanema
De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30
GRÁTIS

Palácio Gustavo Capanema
Térreo – em frente à esquina das Ruas Graça Aranha com Pedro Lessa
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo – área externa
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro da Música

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Mais informações ao público
Centro da Música/Funarte
cemus@funarte.gov.br
Tel. (21) 2279 8001

Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Funarte
ascomfunarte@funarte.gov.br
(21) 2279 8056 | 2279 8065