Cia. Aérea de Dança leva o mundo das gafieiras ao Cacilda Becker

A Cia. Aérea de Dança foi buscar no ambiente multifacetado das gafieiras a Inspiração para Gaffi, espetáculo em cartaz no Teatro Cacilda Becker de 5 a 7 de fevereiro.  Um autêntico baile de gafieira envolve o público e encerra a temporada, no dia 8, domingo.

Gaffi nasce do cotidiano corporal da gafieira, e dos opostos complementares que ali se atraem e se encontram: o homem e a mulher, o masculino e o feminino, o ritmo e a poesia, o amor e o ódio. O fundador e diretor da Cia. Aérea, João Carlos Ramos explica que o espetáculo retrata personagens desse ambiente e as situações que permeiam suas vidas. O trabalho cria o clima de gafieira que aproxima o passado e os dias atuais.

A companhia também realiza no teatro uma oficina, no sábado (7), ás 15hs. No dia 8 encerra a temporada com o baile A Gafieira do João, no qual o público vai dançar os sambas, boleros e sambas-canção que embalam as gafieiras. Haverá ainda apresentações de vários grupos de dança.

Gaffi foi criado a partir de uma pesquisa de composição de música mecânica, mesclada com o uso da voz dos dançarinos. A trilha sonora do espetáculo inclui desde músicas como Ternura, de K-Ximbinho e áudio de bate-papos na internet a conversas ao vivo com a plateia, como pano de fundo. O trabalho tem um caráter mutável: a cada remontagem, o tema é confrontado com novas possibilidades de roteiro. Elenco é formado por João Carlos Ramos, Flávia Valente e Michelle Reis.

No baile A Gafieira do João apresentam-se da Cia. Aérea, a Pares Cia.de Dança, Carlos Bolacha e a Dupla Ângelo Petersen e Aline Moreira. O repertório do baile fica a cargo do DJ Sérgio Balanço.

Sobre a Cia. Aérea de Dança

A Cia. Aérea de Dança vem desenvolvendo um repertório sempre direcionado à pesquisa e criação de uma arte com raízes na história, nos modos e no gosto popular do carioca – e do brasileiro em geral. O coletivo começou no Rio, em 1985, quando foi iniciado, no Circo Voador, o projeto de três companhias “aéreas”: a Cia. Aérea de Canto Coral, Cia. Aérea de Teatro e Cia. Aérea de Dança. “O intuito era difundir para um maior e mais diversificado público, segmentos da cultura que geralmente ficam restritos a teatros e espaços mais elitizados”, diz João Carlos Ramos em seu blog. O coreógrafo lembra que, durante alguns anos, as três companhias se apresentaram exclusivamente em eventos do Circo Voador – não somente no Rio, mas viajando pelo interior do País. O grupo de dança ganhou vida própria: saiu do Circo e se estabeleceu numa sede própria, em 1990. “Baseando-se na técnica da dança contemporânea e com os olhos voltados para tudo que seja genuinamente popular, a Cia Aérea de Dança encontrou seu caminho, o seu espaço e o seu compromisso com a cultura brasileira”, conclui João Carlos Ramos.

Gaffi

Espetáculo de dança contemporânea
Com a Cia Aérea de Dança
Elenco: João Carlos Ramos, Flávia Valente e Michelle Reis

De 5 a 7 de fevereiro – de quinta-feira a sábado às 20h

Sábado, dia 7, oficina ás 15hs

Baile A Gafieira do João
Dia 8, domingo às 19h
DJ Sérgio Balanço
Apresentações: Cia. Aérea de Dança, Pares Cia.de Dança, Carlos Bolacha e a Dupla Ângelo Petersen e Aline Moreira

Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado , Rio de Janeiro
(21) 2265 9933

Mais informações: http://joaocarlosramos.blogspot.com.br/