A Companhia Urbana de Dança celebra em março uma década de atividades, dentro e fora do Brasil, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro – espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O grupo realiza uma temporada com dois espetáculos do seu repertório: Nêgo (eu.ele.nós.tudo preto) – do dia 5 ao dia 15 – e Na Pista – no período de 19 a 22/03.
Celebrando a negritude e refletindo sobre a questão racial, Nêgo (eu.ele.nós.tudo preto) firma a diversidade através de diálogos gestuais, impregnados de energia. A diretora da Companhia Urbana de Dança, Sonia Destri pontua: “No Brasil, quem mais morre, e se morre muito, e violentamente, são os jovens negros. Os números são impressionantes. É certo: os dançarinos da Companhia hoje são um ponto fora da curva dessa estatística dolorosa. Mas, ser negro, jovem e urbano da periferia – e dançar com talento e ousadia – diz, não só de beleza, mas de resiliência [capacidade de resistir e superar-se]*”.
Já o espetáculo Na Pista marca o retorno do coletivo carioca de dança às suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia nesse trabalho, que tem como referências sucessos musicais de Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill (clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular). Ao universo dos dançarinos, a coreografa trouxe David Bowie, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a “dance music”; Marçal inseriu Erik Satie e De La Soul. O título da coreografia também faz referência à gíria da periferia “na pista”, sinônima a “estar na vida”, com um sentido de liberdade. No trabalho, técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles. A trilha sonora é assinada por Rodrigo Marçal.
A temporada da Companhia Urbana de Dança marca o início de uma turnê, que será realizada enquanto os artistas preparam uma nova montagem. O grupo terá uma agenda cheia durante todo o ano de 2015 , a começar por essa pauta, integrante da Ocupação de verão do Teatro Dulcina.
Teatro Dulcina
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ocupação de 5 a 15 de março de 2015
Companhia Urbana de Dança
Direção artística: Sonia Destri Lie
Agenda
Nêgo (eu.ele.nós.tudo preto)
Reestreia dia 5, às 19h
Apresentações: de 5 a 15 de março, de quinta-feira a domingo, às 19h
Na Pista: apresentações dias 19 a 22 de março, de quinta-feira a domingo, às 19h
Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara nº 17 – Centro (Cinelândia)
Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 22404879
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada R$ 10
Classificação etária: Livre
Lotação: 429 lugares
Mais informações
Companhia Urbana de Dança (RJ)
www.companhiaurbanadedanca.com.br
https://vimeo.com/user8151794
twitter : sonia_destri
Skype :soniadestri
https://www.youtube.com/c/SoniaDestriLie?gvnc=1
Ce. (21) 9874 12240
* Nota do redator