A artista e pesquisadora Katia Maciel inaugura, na Funarte MG, no bairro de Floresta – Belo Horizonte, a instalação Mar adentro, no dia 20 de março, às 19h. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 – Galpão 5 – Funarte MG, para a ocupação do espaço.
A obra é interativa. Ela é acionada com a entrada do visitante no espaço expositivo. Ao caminhar sobre a areia branca a pessoa dispara sensores de presença, que projetam no local ondas simuladas. Elas vão e vêm, ao ritmo dos passos dos participantes. A interação se faz também entre eles, uma vez que há uma combinação entre das ondas que a presença de cada visitante produz, em tempo real.
Em exposição até o dia 5 de maio, Mar adentro é o quarto trabalho da artista sobre o mar. As outras obras foram: Ondas: um dia de nuvens listradas vindas do mar, Mareando e Vertigo. “Todos os trabalhos operam com a fabulação sobre mares, através de diversas geometrias e ritmos”, diz Katia. Em 2005, Ondas recebeu o Prêmio Sérgio Motta e foi exibido no Museu ZKM, na Alemanha – um dos mais importantes espaços expositivos de arte e tecnologia do mundo. Em 2013, Mar adentro foi contemplado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio, realizado por edital.
Além de artista visual, Katia Maciel é cineasta, poeta, pesquisadora do CNPq e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994. Em 2001, realizou o pós-doutorado em arte na Wales University (País de Gales). Faz filmes, vídeos e instalações. Participou de exposições no Brasil, na Colômbia, no Equador, no Chile, na Argentina, no México, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França, na Espanha, em Portugal, na Alemanha, na Lituânia, na Suécia e na China. Entre suas premiações, estão o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio (2013), Prêmio da Caixa Cultural Brasília (2011), a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais (2010), Rumos Itaucultural (2009), Sérgio Motta (2005), Petrobrás Mídias digitais (2003), Transmídia Itaúcultural (2002) e Artes Visuais Rioarte (2000).
A artista publicou, entre outros os livros, Instruções para filmes (e-book org. com Lívia Flores), Poesia e videoarte (com Renato Rezende, 2013), ZUN. (poemas, 2012), Letícia Parente (org., com André Parente, 2011), O Livro de Sombras (org., com André Parente, 2010), Transcinemas (org., 2009), Cinema Sim (org. 2008), Brasil experimental: Guy Brett (org., 2005), O pensamento de cinema no Brasil (2000) e A Arte da desaparição: Jean Baudrillard (org. 1997).
“Meus trabalhos operam com a repetição, como a anulação do tempo nos códigos amorosos e seus clichés; e com a fabricação de ‘desnaturezas’”, define Katia.
Mar adentro
Instalação de Katia Maciel
Local: Funarte MG
Rua Januária 68, Floresta – Belo Horizonte (MG)
Inauguração: 20 de março às 19hs
Período de visitação: de 20 de março a 5 de maio
Site da artista: www.katiamaciel.net
Contato: kmacieltoledo@gmail.com