No dia 12 de abril, domingo, às 18h, senhoras na faixa de 70 a 90 anos realizam a apresentação de encerramento do projeto Dança tece o tempo, no Teatro Hebraica, no bairro de Bom fim, em Porto Alegre (RS). A entrada é franca. A iniciativa, contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, proporcionou às participantes atividades de sensibilização corporal e musicalização; coreografias; depoimentos; jogos dramáticos; e improvisações.
“Dançar é, para muitos, a tradução da própria vida. Mas de que maneira o tempo vai tecendo práticas e lembranças, acomodando-se, revelando-se ou perturbando o corpo que envelhece?” Esse é o eixo central da proposta, segundo o coreógrafo e pesquisador Airton Tomazzoni, idealizador e coordenador do Dança tece o tempo. O projeto reúne artistas e profissionais de várias áreas. Nas ações multidisciplinares foram incluídas oficinas, ciclo de debates, documentário, exposição fotográfica e performance. A proposta tem como um dos seus objetivos provocar questionamentos, a partir da relação entre a arte e o envelhecimento.
O trabalho foi desenvolvido principalmente no Lar Maria de Nazaré, no bairro de Petrópolis. A partir da atuação das componentes, foi criado o exercício cênico Marias de Nazaré, que será apresentado ao público. O elenco é formado por sete senhoras, que protagonizam uma cena pela primeira vez. O espetáculo consiste em coreografias e cenas teatrais, canções singelas e narrações de histórias de vida. “Elas tecem uma singular dramaturgia, que resgata memórias e reinventa de celebrar o tempo de maneira peculiar e intensa”, comenta Tomazzoni. Ele afirma que a orientação do exercício coreográfico foi guiado “pelo prazer e urgências” de cada uma das participantes, “ao buscar materiais corporais, objetos, textos, imagens que surgiam a partir das memórias de dança de cada uma”. Memórias, distantes ou próximas; desejos; lembranças; comentários gestuais; canções;, passos; parceiros. Esses elementos compõem o exercício poético de invenção dessas senhoras. “Elas atravessaram épocas e se fazem aptas a bailar seu tempo presente, passado e futuro”, acrescenta o coreógrafo.
A equipe do projeto é composta pela diretora teatral Patrícia Unyl, pela coreógrafa e professor de educação somática Bia Diamante, pela bailarina e coreógrafa Roberta de Savian, pelo fotógrafo Marcelo Cabrera e pela cantora e compositora Simone Rasslan. Integram a equipe técnica o cenógrafo Juliano Rossi, o figurinista Antonio Rabadan e o iluminador Bathista Freire. A produção é de Jane Carvalho (RRPP Eventos).
Foi realizado um registro das atividades do projeto em vídeo. Ele gerou imagens para a apresentação e também para um documentário, dirigido pelo cineasta Bruno Polidoro.
Dança tece o tempo: arte e envelhecimento em questão
A primeira etapa do projeto começou em julho de 2014, com a realização de encontros e oficinas, destinadas ao público com mais de 70 anos, em lares e asilos portoalegrenses. Como desdobramento, foi realizado o Ciclo de encontros Corpo, tempo e envelhecimento, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, em parceira com a Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro do ano passado. A o encontro contou com a participação da professora e artista visual Maria Helena Bernardes; do professor e escritor Sergius Gonzaga; e da professora do curso de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Suzy Weber – além da equipe do projeto.
Informações sobre cada etapa do projeto, imagens e depoimentos estão disponíveis em https://www.facebook.com/pages/DAN%C3%87A-TECE-O-TEMPO/731069740279881, ou no blog: https//dancateceotempo.wordpress.com.
Dança tece o tempo
Apresentação de encerramento
Dia 12 de abril, domingo, às 18h
Teatro Hebraica
Rua João Telles, nº 508, Bom fim
Entrada franca
Contato
Tels. (51) 9236 7320 | 8424 7336
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013
Lar Maria de Nazaré – contatos
https://www.facebook.com/larmariadenazare
Cel. (51) 9413 7202