A II Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural debateu ações para ampliar a integração cultural na região, nos dias 12 e 13 de maio, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. No segundo dia do encontro foram aprovadas propostas de criação do Prêmio Mercosul de Artes Visuais e do festival Cultural Mercosul. A reunião contou com a presença de representantes dos países-membros do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, além do Peru e do Equador, como países associados, e da Secretaria do Mercosul Cultural.
Outra proposta aprovada pela comissão foi a solicitação, ao Foro do Sistema de informação Cultural do Mercosul (Sicsul), de retomar a elaboração de um mapa de festivais da região. A criação de uma plataforma virtual para o Mercosul Cultural, preferencialmente baseada em software livre, contemplando dados georreferenciados e permitindo a alimentação de dados de forma colaborativa, foi outra das pautas aprovadas. Proposta pelo diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil, Gustavo Pacheco, ela deverá ser uma ferramenta de difusão e intercâmbio de todas as atividades e programas desenvolvidos no marco dos Corredores Culturais.
O conceito “corredores culturais’ foi definido como marco geral, para difundir todas as atividades chanceladas pela Comissão de Artes, direcionadas à circulação, o diálogo entre artistas, gestores e técnicos, incluindo, entre outros, programas, editais, acervos, capacitações e eventos. Nesses corredores estão incluídas atividades como o Portal de Orquestras infanto-juvenis e a proposta da delegação venezuelana de criar uma Cátedra Itinerante sobre Diversidade Cultural e Integração Latino-Americana, entre outras. A comissão já criou um perfil no Facebook com este termo, que servirá como piloto para divulgação-diálogo sobre as ações da Comissão e de cada país, no campo das artes.
Sobre o Festival Cultural do Mercosul, a proposta é de que o evento seja inserido como atividade regular a ser realizada em cada presidência pro tempore, que este ano ficou a cargo do Brasil. O Prêmio Mercosul de Artes Visuais, proposto pela assessora da Direção Nacional de Artes do Ministério da Cultura da Argentina, Olga Abraham, foi inspirado na experiência do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia daquele país. O objetivo seria incentivar, premiar e reconhecer os artistas visuais da região, além de contribuir com a integração regional.
As recomendações deste encontro serão debatidas na 40ª Reunião do Comitê Coordenador Regional do Mercosul. Os temas deliberados serão posteriormente submetidos à apreciação dos ministros da Cultura dos diversos países participantes da 38ª Reunião de Ministros da Cultura, no dia 18 de junho, em Brasília.
Os alunos da Escola Nacional de Circo da Funarte, oriundos de vários estados brasileiros e de mais três países da Amárica do Sul, apresentaram, na tarde do dia 13, um espetáculo circense, como parte da programação do evento. Os números foram: parada-de-mãos, com Alisson Almeida; o duo acrobático (Welyton Renan e Patricia Kostecki); acrobacia, com Artur Cacciolari; contorção e parada-de-mãos, com Alice Tibery Rende; Malabarismo de contato, Samuel Oliveira; e do malabarismo com claves, com o colombiano Jenny Ceballos, o chileno Nicolas Mancisidor e o peruano Antonio Marrache. Os participantes do encontro agradeceram e parabenizaram a Escola pela apresentação, destacando que foi realizada no contexto das comemorações dos 33 anos de fundação da ENC.
A segunda reunião da Comissão de Artes foi aberta pelo presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco. Ele destacou que a ideia principal do encontro é aproximar a cultura e construir um intercâmbio de arte com os povos próximos, sinalizando a importância de tornar essa iniciativa uma realidade. Bosco sugeriu a criação de uma coleção bilíngue, que circularia entre os países e também contemplaria as linguagens de artes visuais, literatura, teatro, circo, dança e música, entre outras linguagens.*
Leia mais sobre o primeiro dia do evento – 12/05/2015
Leia mais sobre o segundo dia – 13/05/2015
*- Com edições da Ascom/MinC e da Ascom/Funarte