O cineasta e artista plástico Kapel Furman fará a pré-estreia de seu filme A percepção do medo – três visões sobre a crise do cidadão pós-moderno, em exibição única, no Cine Santander Cultural – Centro de Porto Alegre, no dia 31 de maio, domingo, às 19h. O longa-metragem foi contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição, lançado em 2014. A entrada é gratuita.
O projeto tem como tema a pesquisa artística dos terrores internos de quem vive nas metrópoles; da pressão constante que esses medos exercem no cidadão, em
relação à pós-modernidade e à cidade; e das crises existenciais nesse contexto. O filme expõe a visão de três diretores em relação ao tema, moradores de diferentes cidades: São Paulo, Brasília e Florianópolis (SC). Concebido e desenvolvido por Kapel Furman, paulista, o projeto conta com as participações do diretor Armando Fonseca, de Brasília, e do vídeoartista florianopolitano Gurcius Gewdner. Os três criadores são convidados a expor, em suas filmagens, seus receios pessoais e suas visões da cidade e da existência.
A “première” será seguida por debates sobre o tema e o processo de criação, realizados no Espaço Cultural Santader, com a participação dos três artistas participarão do evento.
Três visões, com liberdade criativa
Segundo Furman, A percepção do medo compõe uma “história dos limites da conformidade social e da angustia”. O cineasta acrescenta que, na contemporaneidade, o cidadão enfrenta uma crise existencial e busca alguma motivação, ao mesmo tempo em que sofre pressão constante de diversos temores, presentes no cotidiano – sejam reais ou psicológicos.
A proposta do trabalho é “exprimir uma percepção e compreensão dos diversos terrores internos do cidadão, a partir do ponto de vista dos três artistas, habitantes de cidades diferentes”, resume Furman. Ele comenta que o longa retrata a “angústia opressiva que a estrutura da urbanização pós moderna pressiona sobre o indivíduo”. O cineasta acrescenta que evitou classificar a obra como “coletiva”, a fim de dar total liberdade criativa a cada um dos artistas convidados. No processo de criação, a partir de experimentação e pesquisa de linguagem, foram produzidas três peças cinematográficas, por cada um dos cineastas. Elas foram depois editadas num único filme. Cinco atores entram em cena.
“Porto Alegre foi escolhida também para servir ao debate, como um paralelo às visões expostas no filme”, conclui Kapel Furman.
Sobre o autor
Kapel Furman tem 38 anos. cineasta, artista plástico e diretor de efeitos especiais, atua profissionalmente em cinema há dezoito anos. Faz parte de uma nova geração premiada e reconhecida internacionalmente por um intenso trabalho de modernização estética do cinema nacional. Dirigiu sete curtas-metragens. Em 2011, estreou seu primeiro longa como diretor, Pólvora Negra, vencedor de melhor longa-metragem Ibero Americano no BARS2011 e de melhor trilha sonora no Prêmio Sesi de Cinema 2012. Em 2013, seu trabalho em direção e roteiro, o filme experimental “S.W. Metaxu-seq.01”, passou a fazer parte do catalogo Dear Fear oficial da 46a edição do Festival de Sitges, evento de cinema fantástico, cuja influência é reconhecida em todo o mundo.
A Percepção do Medo – 3 Visões Sobre a Crise do Cidadão Pós-moderno
Pré-estreia mundial
Exibição Especial
Dia 31 de maio, domingo, às 19h
Sessão comentada pelos diretores brasileiros Kapel Furman, Armando Fonseca e Gurcius Gewdner
Local da projeção
Cine Santander Cultural
Av. Sete de Setembro, 1028 – Praça da Alfândega
Centro, Porto Alegre (RS)
Tel.: (051) 3287 5718
Local dos debates
Entrada franca
Duração: 95 min
Classificação: 16 anos
85 lugares
Ar-condicionado
Acesso para pessoas com deficiência física
Este projeto foi contemplado com o edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição
Ficha técnica/artística
Concepção: Kapel Furman
Roteiro e direção: Kapel Furman, Armando Fonseca, Gurcius Gewdner
Música Original: André Z. Pagnossim, Theta. Fotografia: André Sigwalt, Flavio C. Von Sperling. Edição: Kapel Furman, Armando Fonseca, Gurcius Gewdner
Elenco: Ricardo Gelli, Felipe Folgosi, Elder Fraga, Marcel Mars, Greta Antoine