O Teatro Dulcina, da Funarte, no Centro do Rio de Janeiro, recebe nesta quarta-feira, 24 de junho, às 20h, o espetáculo Tributo a Antônio Abujamra. Idealizada pela produtora Filomena Mancuzo e com direção de João Fonseca, a homenagem reúne 50 artistas e amigos do autor, ator, diretor e apresentador, que morreu no último dia 28 de abril. Eles levam ao palco um pouco das diversas facetas de Abujamra.
Com entrada franca, o espetáculo conta com atores e colaboradores que trabalharam com o homenageado em diferentes fases de sua carreira, principalmente nos anos 1990, quando ele esteve à frente da Companhia Os Fodidos Privilegiados, que fundou em 1991, montando Um certo Hamlet, premiada com um Molière.
André Abujamra, filho do diretor, abre o tributo, com a sua música Alma não tem cor. Em seguida, a atriz Nicette Bruno, que foi dirigida por Abujamra em 14 trabalhos, recorda histórias que viveu ao lado dele nos bastidores. O sobrinho de Antônio, Samir Abujamra sobe ao palco caracterizado como seu tio; e Julia Lemmertz abre uma caixa de correspondência virtual, para ler e-mails trocados com “Abu”. Depois, atores se revezam para recitar frases célebres do autodenominado “Rei da Incoerência” e reviver cenas de peças. Enquanto isso, projeções de fotos e vídeos relembram momentos da vida do homenageado.
“Antônio Abujamra foi um mestre, na vida e na arte. Sua trajetória é única, pela capacidade de provocar não só à reflexão, mas também à ação. Para o Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes é um orgulho receber, em um de seus espaços, a mais do que merecida e necessária e homenagem a um dos principais homens de teatro do país”, comenta Leonardo Lessa, diretor do Ceacen/Funarte.
Tributo a Antônio Abujamra
24 de junho de 2015, quarta-feira, às 20h
Entrada gratuita
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara 17, Centro
Tel. (21) 22404879
Mais informações: mancuzo.entretenimento@gmail.com