A primeira enquete na plataforma on-line da Política Nacional das Artes (PNA) do MinC/Funarte acabou no dia 9/07. A pesquisa perguntou que tema seria mais importante para a PNA. Dos mais de 4500 votos, venceu a opção “Pacto federativo do fomento às artes”, com mais de 1850 indicações, seguida de “Marcos legais das artes”, “Formação artística e ensino das artes” e “Economia das artes”. A proposta ganhadora será tema de um seminário, em local e data a serem definidos.
Além da interação digital, o planejamento da PNA inclui seminários temáticos e debates com os vários setores artísticos, nas 27 unidades da Federação. O próximo encontro deverá ser em julho, no Nordeste. Qualquer interessado em participar da construção dessa nova política pode sugerir propostas para artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, e comentar as já existentes, na página www.culturadigital.br/pna.
Os debates setoriais foram abertos com o “Encontro com a dança”, no dia 16/06, na Funarte Brasília, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pelo presidente da Funarte, Francisco Bosco. Ele propõe uma mobilização de artistas, setores artísticos e da sociedade em geral, no sentido de impor a política para as artes como uma agenda fundamental no Brasil. “Não podemos nos contentar mais com ações pontuais e incrementais para nossa arte. É hora de encetar um grande processo estruturante: um presente para o futuro”, conclui o presidente, em recente artigo publicado na imprensa.
Acompanhe e participe a elaboração da PNA nos portais do MinC e da Funarte.
Acesse: www.culturadigital/pna