Os grupos musicais Séculos Apaixonados e Estômago se apresentam na série de shows Contemporâneos na Sala Funarte, no dia 4 de setembro, às 19h30. A Sala Funarte Sidney Miller fica no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro.
Segundo Bernardo Oliveira, do Quintavant – coletivo que, em parceria com o Audio Rebel, fez a curadoria do show – a escolha das bandas é fundamentada nos aspectos mais experimentais da música brasileira contemporânea. O produtor explica que os diversos estilos dos conjuntos selecionados por eles “testemunham o momento vigoroso pelo qual passa nossa música de invenção”. Esse também é, basicamente, o espírito do programa Contemporâneos na Sala Funarte, da Fundação Nacional de Artes, realizado pelo Centro da Música da entidade. Na série, vários grupos fazem a curadoria das ocupações, ao longo do ano, e escolhem diversos artistas e conjuntos, originários de diferentes estados do país.
Sobre a Séculos Apaixonados
Após uma série de péssimos relacionamentos amorosos, cinco jovens amigos do Rio de Janeiro se encontraram, para botar em prática sua apreciação pela canção, pelo rádio na madrugada, pelo “romantismo estupefato” e pelo saxofone – em bandas como Supertramp e Tears For Fears. O resultado foi a banda Séculos Apaixonados, que se define como um grupo de conversas musicais “absurdas sobre eternidade”. Ele reúne membros que já passaram por outras conjuntos musicais do cenário carioca, tais como Baleia, Letuce, Dorgas e Opala; e por projetos conhecidos, como o Epicentro do Bloquinho, entre outros.
No show, o grupo vai apresentar músicas do repertório do seu álbum álbum Roupa linda, figura fantasmagórica – indicado no site Melhores da Música Brasileira http://www.melhoresdamusicabrasileira.com.br/. Gravado e produzido por Gabriel Guerra e Lucas de Paiva, o disco tem como proposta trazer de volta a musicalidade do anos 70 e 80 e, como diz a Séculos Apaixonados, “soa antigo e novo ao mesmo tempo”. O trabalho apresenta referências tanto de compositores brasileiros, como Michael Sullivan e Lincoln Olivetti, como de artistas internacionais como Thom Bell, Paddy McAloon (Prefab Sprout) e Marvin Gaye.
Acesse aqui o link para o som da Séculos Apaixonados
Sobre a Estômago
A banda Estômago, também do Rio, conta com a bateria de Frederico Santiago, o baixo de Pedro Moragas, a guitarra de Eduardo Alberto Verdeja e as letras do contribuinte Estético, Voz e Companhia Xamânica de Tomás Inglês. Na apresentação, o grupo vai tocar músicas do seu primeiro EP, Mano Primata, que acaba de ser lançado. O trabalho “condensa traços da elasticidade sonora de um ‘jazz fusion’ com a intensidade seca e rasgante de um rock psicodélico ‘torto e inesperado’, com espaço para ritmos brasileiros e experimentalismo”, define o conjunto musical.
Acesse o link da Estômago aqui
Os próximos shows
O projeto Contemporâneos na Sala Funarte continua, com a ocupação do coletivo Chama – responsável pela agenda dos dias 21, 27 e 28 de agosto. As próximas atrações escolhidas pelo grupo são: no dia 17 de setembro, quinta, Renato Frazão e convidados (Luisa Borges, Aline Paes e Pietá); e, na sexta, dia 18, o show Amazônia Subterrânea, em que Thiago Thiago de Mello se apresenta com o poeta Thiago de Mello e os músicos Ilessi, Ivo Senra e Diogo Sili.
Sobre o Contemporâneos na Sala Funarte
No projeto de ocupação da Sala Funarte Sidney Miller em 2015, o espaço recebe ao todo seis coletivos, que ficarão responsáveis pela programação de cinco shows cada um, do dia 24 de Julho, até a segunda semana de dezembro – sempre às quintas e sextas-feiras (conforme a ocupação), e sempre às 19h30.
Além do Audio Rebel/Quintavant, participam da ação os grupos: Chama, Etnohaus, Norte Comum, Leão Etíope do Meier e Banda Desenhada. Selecionados pelo Centro da Música da Fundação Nacional de Artes, eles apresentam perspectivas estéticas e concepções musicais distintas “Eles vão desde o trabalho com música percussiva, bloco de carnaval, música experimental e de improviso e música eletrônica, até vertentes da canção, mais próximas da literatura e da tradição da música popular brasileira”, explica o diretor do Cemus/Funarte, Marcos Lacerda. “A iniciativa faz parte do Programa de Integração das Salas Funarte, que envolve uma série de projetos”, informa o diretor. Ele acrescenta que a proposta tem como foco a criação e a mediação crítica da música popular e da canção brasileira contemporânea, autoral e independente. “Este ano, a ação é restrita a grupos do Rio de Janeiro e à sala Sidney Miller. Mas, a partir de 2016, se estenderá pelas outras salas Funarte do Brasil, com coletivos de artistas dos outros estados e regiões onde elas se localizam”, conclui.
Série Contemporâneos na Sala Funarte
Bandas Séculos Apaixonados & Estômago
4 de setembro de 2015, sexta-feira, às 19h30
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada R$ 10
Vendas antecipadas pela internet, até o dia 2 de setembro (quarta), às 23h, ou no dia do show, na bilheteria, a partir das 16h
Acesse aqui link para compra antecipada online
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo
Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2279 8087
Curadoria da apresentação: coletivos Quintavant e Audio Rebel
Apoio: Gráfica 5.2 Design, Que Pin, Que Pan, Dona Vegana e Estação Toledo
Cartaz: Mariana Mansur
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
Próximos shows da série
Ocupação Coletivo Chama
17 e 18 de setembro de 2015, quinta e sexta-feira, às 19h30
17/9 – quinta – Renato Frazão e convidados: Luisa Borges, Aline Paes e Pietá
18/9 – sexta – Amazônia Subterrânea: Thiago Thiago de Mello chama o poeta Thiago de Mello, Ilessi, Ivo Senra e Diogo Sili
Mais informações sobre o Contemporâneos na Sala Funarte
Cemus/Funarte
cemus@funarte.gov.br