As várias práticas musicais em diferentes sociedades, da Ásia à África, à Europa, ao Brasil e aos Estados Unidos foram abordadas na palestra Músicas & músicas – da variedade à diversidade, na última terça-feira (22), na Sala Funarte Sidney Miller, no térreo do Palácio Gustavo Capanema. A atividade foi ministrada por Flávio Silva, coordenador de Música Erudita da Funarte.
Flávio falou sobre a tentativa de caracterização de estilos e de concepções nessas práticas musicais, ressaltando distanciamentos, aproximações e especificidades, com concentração em músicas tribais da África negra, animista ou islamizada.
Na ocasião, foram projetadas 49 imagens de músicos e seus instrumentos, sendo uma da França, uma do Irã e outra da Índia; onze do Brasil e 35 da África negra. Além da audição de 27 exemplos musicais, extraídos de gravações em LP (long play): um dos Estados Unidos e outro do Irã, dois da Índia, três do Brasil e 20 da África negra.
O evento contou com a presença do presidente da Funarte, Francisco Bosco; do diretor executivo, Reinaldo Verissimo, além de diretores, coordenadores, servidores e colaboradores da instituição.