Grupo Tree” mostra seu som no Contemporâneos na Sala Funarte

Foto: release do grupo

Realizado pela Fundação Nacional de Artes – através do Centro da Música – o projeto Contemporâneos na Sala Funarte apresenta, na sexta-feira, dia 2 de outubro, às 19h30, um show do quinteto Tree” – que mistura rock, jazz e reggae. O grupo recebe a visita do compositor, multiinstrumentista e cantor Carlos Dafé – conhecido como “o Principe da ‘black music’”. A curadoria da apresentação é do coletivo Leão Etíope do Meier. Os ingressos têm preços populares.

O Tree” foi fundado em fevereiro de 2013, derivado do grupo de música livre Encontro com Rama, que atua desde 2009 na cena musical carioca “alternativa”. Composto por Leonardo Contreiras no baixo, Tutuka na bateria e Bruno, Fabióla e Iuri Nikolsky nos saxes, o grupo tem realizado apresentações de rua, no centro da do Rio de Janeiro, e nas praias da Zona Sul da cidade, durante o verão.

Com influências de artistas como The Thing, Ken Vandermark, Funkadelic, Bob Marley, entre outros, o trabalho do conjunto mescla as raízes do rock e do jazz, inglesas e americanas; e do reggae. Ouça aqui o som do Tree”: https://soundcloud.com/treemusica

O Tree” é a banda grupo residente da Junkie Session, festa mensal, realizda na Lapa, há três anos. Em 2014, o grupo se apresentou no evento Lá-tá-rolando – feito numa parceria entre alunos do curso de Produção Cultural do Polo Universitário de Rio das Ostras (P.U.R.O.) e o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. Alem disso, recentemente, também foi atração nos eventos Mar de música, organizado pelo Circo Voador, no Museu de Arte do Rio (MAR); e no Aldeia Roque Festival.

O Tree” recebeu convite de Marcelo Yuka para gravar o programa de TV Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa. E participou do Programa ZoaSom, realizado pela Radio MEC AM 800 em parceria com a Roquette-Pinto.

A banda tem recebido elogios de cariocas e turistas que circulam por Ipanema. Os músicos se apresentam com frequência no Posto 9, ou no Arpoador, “para saudar o por do sol” – dizem os músicos. Agora eles se preparam para o lançamento do seu primeiro disco, já gravado e em processo de mixagem e masterização.

Sobre Carlos Dafé

Carlos Daf

Carlos Dafé começou sua carreira em 1967. É considerado um dos pioneiros da soul music no Brasil. O multinstrumentista e cantor criou composições que dão uma personalidade carioca ao estilo criado nos EUA, numa fusão samba-soul, aclamada pelo público e por grandes artistas, que gravaram suas músicas. Assim aconteceu com o sucesso Pra que vou recordar o que Chorei, gravado por Tim Maia, e tantos outros, que ficaram conhecidos, nas interpretações de grandes nomes como Elza Soares, Alcione, Beth Carvalho, Cauby Peixoto, Seu Jorge e Zeca Baleiro. Foi chamado de o “Principe da ‘black music’”.

Em 2015, o “soulman” faz o lançamento de seu décimo disco solo, Bem-vindo ao Baile, produzido por Marlon Sette e Felipe Pinaud. Com participações especiais de MC Marechal, Zeca Baleiro, Marcelo Yuka, Toni Garrido e Da Gama, Dafé apresenta novas canções e clássicos atemporais, como A Cruz e De Alegria raiou o dia, Escorpião , além do samba Dafé e Carlos, música de Jorge Aragão, em homenagem ao artista. Entre os músicos que gravaram no álbum, estão Chico Batera, Paulinho Guitarra, Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), na bateria, Ronaldo e Vanderlei Silva (percussão e bateria), Sidão e Alberto Continentino (baixo), Felipe Pinaud (guitarra, flauta e arranjos) e Marlon Sette (arranjos e trombone), entre outros do mesmo quilate.

Contemporâneos na Sala Funarte

2 de outubro de 2015, sexta-feira, às 19h30

Tree”

Convidado: Carlos Dafé

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa nº 16, térreo
Centro – Rio de Janeiro (RJ)
21) 2279-8087 – bilheteria

Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10

Mais informações: coletivo Leão Etíope do Meier
https://www.facebook.com/leaoetiopedomeier

Mais informações sobre o Tree” e agenda do grupo: www.facebook.com/treemusica
E-mail: emaildotree@gmail.com