Funarte lança o “Cena em Construção”, novo programa de capacitação técnica em artes cênicas

Com apoio da Funarte, a 12ª Quadrienal de Praga (2011) reuniu talentos brasileiros da área de construção do espetáculo

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC) realiza, em outubro e novembro, o Cena em construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015. A ação levará oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras. As inscrições são gratuitas.

O novo programa na área de formação da Funarte vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação; montagem cênica; caracterização; som; e novas mídias. Os primeiros municípios a receber as oficinas, no período de 19 a 30 de outubro, serão Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Rio de Janeiro.

O programa e seus objetivos

Cena em construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Através do Cena em construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

Cena em construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: CenografiaOficina de segurança em montagem de palcoCenotécnica e contrarregragemDireção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênicoCriação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luzCriação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino 1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

Locais e datas dos circuitos de oficinas

Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ) – 19 a 30 de outubro
Vitória e Vila Velha (ES) – 19 a 30 de outubro

Região Sul
Curitiba (PR) – 26 a 30 de outubro
Porto Alegre (RS) – 23 de novembro a 4 de dezembro

Região Norte
Rio Branco (AC) – 3 a 7 de novembro/ 23 a 28 de novembro
Manaus (AM) – 16 a 27 de novembro

Região Nordeste
João Pessoa (PB) – 3 à 13 de novembro
Crato (CE) – 9 a 13 de novembro

Região Centro-Oeste
Cuiabá (MT) – 17 a 28 de novembro
Dourados (MS) – 16 a 20 / 23 a 27 de novembro

E-flyer. Programação Visual - Funarte

Cena em construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas 2015

Agenda dos circuitos de oficinas do mês de outubro

Rio de Janeiro (RJ) | Vitória e Vila Velha (ES) | Curitiba (PR)

___________________________

Circuito de oficinas Espírito Santo

Vitória e Vila Velha

Período: de 19 a 30 de outubro de 2015
Público-alvo: Estudantes, profissionais e outros interessados em artes cênicas.
Inscrições: até 9 de outubro

Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo (www.secult.es.gov.br). Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada para o e-mail: formacao@secult.es.gov.br.

Mais informações: (27) 3636-7110 / 3636-7111

  • Montagem e operação de luz
    Instrutor: Flávio Andrade (Joinville – SC)
    Período: 19 a 23 de outubro
    Horário: 9h às 13h
    Local: Theatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n – Centro, Vitória (ES)
    Nº máximo de participantes: 30

Objetivos: proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas – desde o reconhecimento da estrutura elétrica, até a confecção de mapas e a operação; e de conhecimentos avançados, na manutenção de equipamentos e na criação artística para o ofício do iluminador cênico – desde a história da iluminação no espetáculo, até as novas tecnologias na área – visando à capacitação inicial de mão de obra para atendimento dos segmentos artísticos de circo, dança e teatro.

Sobre o profissional: Flávio Andrade atua na área de iluminação desde 1991. Começou a carreira no Teatro Maria Della Costa (São Paulo, Capital), como técnico responsável. Realizou diversas oficinas, através da Secretaria Municipal de Joinville e do SESC, nas áreas de criação e operação de luz. Trabalhou na concepção de iluminação cênica, para diversos espetáculos e até para cinema.

  • Oficina de criação de figurino
    Instrutora: Elsa Wolf (São Paulo – SP)
    Período: 19 a 23 de outubro
    Horário: 13h às 17h
    Local: Universidade Vila Velha – R. Luís José, 21 – Boa Vista, Vila Velha (ES)
    Nº máximo de participantes: 20

Objetivos: a oficina direciona o olhar para a criação de figurinos destinados a espetáculos circenses. Desenvolve o aproveitamento e a escolha de tecidos para cada figurino, bem como do tipo de costura para cada tecido (lycra, brim, algodão, tule, etc.); o desenho e o corte de moldes; a reforma de figurinos, usando criatividade, manipulação de maquina comum e overlock, aplicação de adornos, lentejoulas, strass e vidrilhos.

Sobre a profissional: Elsa Wolf é artista circense e tem vasta experiência na criação de figurinos para a área de circo. Confeccionou figurinos para instituições como: Oz Academia de Aéreos, Academia Brasileira de Circo, Circo Picadeiro, Circo Romano Garcia, Circo Atayde Hermanos (México), Circo Real Espanhol (Argentina), Circo Fiesta, Evento Skol, Grupo Balaio, Grupo Circo Nosso e Grupo Falcon Fort Fun (Alemanha).

  • Oficina de cenotecnia e contrarregragem
    Instrutor: Bruno Matos (Salvador – BA)
    Período: 26 a 30 de outubro
    Horário: 9h às 13h
    Local: Theatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n – Centro, Vitória (ES)
    Nº máximo de participantes: 20

Objetivos: compartilhar a experiência profissional de cenotecnia e contrarregragem, buscando a capacitação para o mercado, através de aula teórica e prática.

Sobre o profissional: Bruno Matos foi diretor técnico do Teatro Castro Alves (1998 a 2005). De 2006 a 2008, assumiu a chefia de palco do Hotel Ibero Star. Foi cenotécnico em diversos espetáculos e shows, tais como: Ensina-me a viver, Labaro estrelado, Sarau do Braw, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes. Fez a contra regragem de: Vixe Maria! Deus e o diabo na Bahia, Os Ikis, Atêlie de coreógrafos, 07 contos e Gilberto Gil.

  • Oficina de composição de trilha Sonora para cena
    Instrutor: Marcelo Neves (Rio de Janeiro – RJ)
    Período: 26 a 30 de outubro
    Horário: 13h às 17h
    Local: Universidade Vila Velha – R. Luís José, 21 – Boa Vista, Vila Velha (ES)
    Nº máximo de participantes: 20

Objetivos: a oficina se destina a apresentar aos participantes todos os aspectos da criação de uma trilha sonora, sonoplastia e direção musical para espetáculos cênicos, envolvendo simulações, com a participação de todos, e a apresentação, em Power Point, de exemplos de inserções musicais em cenas teatrais.

Sobre o profissional: diretor musical e arranjador, estudou orquestração na Berklee College of Music, de 1977 a 1979. Teve larga atuação como saxofonista, nos anos 1980 e 90: tocou com Gilberto Gil, Elba Ramalho, Luiz Melodia e Tim Maia. A partir de 1991, passou a se dedicar a composição, direção musical e arranjos, com destacada atuação na área teatral. Trabalhou com diretores como Enrique Diaz, Aderbal Freire-Filho, Paulo José, José Wilker, Inez Viana, Pedro Brício, Camila Amado e Cibele Forjaz, entre outros. Conquistou diversos prêmios. Musicou mais de 200 espetáculos, nos últimos 20 anos, tendo trabalhado também para o cinema.

___________________________

Circuito de oficinas Curitiba (PR)

Período: 26 a 30 de outubro de 2015
Público-alvo: Estudantes, profissionais e outros interessados em artes cênicas
Carga horária: 20 horas/aula
Período de Inscrições: de 9 até 21 de outubro

Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br)
Mais informações: (41) 3321-3357 / 3321-3358

  • Oficina de direção técnica/direção de palco
    Instrutora: Mariana Pinto (Rio de Janeiro – RJ)
    Local: Palácio dos Estudantes – Casarão da UPE. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 – São Francisco
    Horário: das 14h às 18h
    Número máximo de participantes: 25

Objetivos: apresentar o universo técnico na produção de espetáculos e eventos no mercado de entretenimento. Através do estudo de casos experimentados pela oficineira ao longo de sua carreira, os alunos entrarão em contato com as diversas funções e variáveis que compõem o departamento técnico de uma produção cênica.

Sobre a profissional: Mariana Pinto é Produtora cultural, com formação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem 15 anos de experiência no mercado. Trabalhou em grandes agências, produtoras e eventos internacionais de relevância, tais como: Deborah Colker Companhia de Dança; Theatro Municipal do Rio de Janeiro – na função de “stage manager”. Na posição de produtora, atuou nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e no BID para os Jogos olímpicos de 2016, disputado em 2010 e vencido pelo Rio de Janeiro. Com perfil multidisciplinar, trabalhou tanto como diretora artística de inúmeros eventos corporativos (fazendo a conexão necessária entre elementos técnicos e artísticos e a produção), como quanto “produtora master” (articulando equipes de todas as áreas, na produção de eventos e grandes espetáculos). Fluente em inglês, francês e espanhol, trabalhou ainda como “tour manager” de diversas companhias de dança – no Brasil e em mais de 30 teatros pelo mundo.

  • Oficina de projeção e “videomapping” para espetáculo cênico
    Instrutor: Renato Vilarouca (Rio de Janeiro – RJ)
    Horário: das 14h às 18h
    Local: Teatro Novelas Curitibanas. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco
    Número de participantes: 30

Objetivos: apresentar os aspectos de pré-produção e realização de um trabalho de projeção e “videomapping” para as artes cênicas; formatos de produção de vídeo; softwares mais populares; hardware básico; e dicas de finalização de conteúdo.

Sobre o profissional: o designer Rico (Ricardo) Vilarouca, sócio da empresa Vilaroucas, trabalha com videografismo e animação para TV e cinema; “videomapping”, projeções e cenário virtual para teatro, shows e eventos; “motion e special FX”; direção de arte; design gráfico; “branding”; e sinalização. Com um currículo vastíssimo, conta com as seguintes premiações e indicações: Prêmio Cbtij: Desenho de Animação em Teatro – Destaque em 2005, pelo trabalho de animação nos espetáculos Mamãe, Como eu Nasci?, Tistu, o Menino do dedo verde eTheatro das Virtudes; Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2008 – Prêmio Especial,pelo conjunto de trabalhos com técnicas de animação em teatro; indicação ao Prêmio Shell 2008 – Categoria Especial,pela criação de vídeos dos espetáculos Meu filho é um doce e Aquarelas do Ary; Indicação ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2010 – Melhor Cenário– pela concepção visual de Ludi na Revolta das vacinas; Indicação ao Prêmio APTR 2011 – Categoria Especial, pelos vídeos do espetáculo Histórias de amor líquido.

  • Oficina de montagem e operação de luz
    Instrutor: Raphael Cassou (Rio de Janeiro – RJ)
    Horário: 14h às 18h
    Local: Portão Cultural / Auditório Antônio Carlos Kraide – Avenida República Argentina, 3.430 – Bairro Portão
    Nº de participantes: 20

Objetivos: apresentar uma visão geral da iluminação cênica, contando um pouco de sua história e falando sobre o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas. Serão abordados também conceitos tais como: temperatura de cor e índice de reprodução de cor; características da luz e a visão humana; e outros temas, como: eletricidade básica; diferenças entre mesas analógicas e digitais; operação; e montagem. O assunto principal enfocado é a iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, a escolha de equipamentos e sua operação.

Sobre o profissional: Raphael Cassou é ator, iluminador e crítico teatral. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, foi aluno-pesquisador e bolsista em Iniciação Científica (IC-UniRio) com o Subprojeto de Pesquisa A historiografia da iluminação cênica. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Ppgac) da UniRio. Como iluminador cênico, trabalhou como assistente de diversos profissionais de renome, como Jorginho de Carvalho, Tomás Ribas e Renato Machado, entre outros. Operou as luzes dos espetáculos Depois da queda, Nenhum, Garras curvas, A Capivara na luz trava, Jogo de damas e Tempo do meio. Atua também como crítico teatral, Desde 2009, colaborando com a revista eletrônica Questão de Crítica. Como docente, foi professor de História da Arte e de Planejamento e Organização do Trabalho e Técnicas de Iluminação Teatral, no curso de formação de Eletricista Audiovisual do Senai/RJ – 2010/2011.

  • Oficina de montagem e operação de som
    Instrutora: Caji (Salvador – BA)
    Horário: 14h às 18h
    Local: Portão Cultural / Sala Roseli Giglio – Avenida República Argentina, 3.430 – Bairro Portão
    Nº de participantes: 30

Objetivos: apresentar formas eficientes de trabalho com sistemas de som profissional e amador, no atendimento à demanda cotidiana de espetáculos, considerando as ferramentas disponíveis no mercado brasileiro (hardware e software). Será abordada também a utilização do computador como recurso de criação e manipulação do áudio, tanto em espetáculo ao vivo, como no estúdio.

Sobre o profissional: Músico profissional – cantor e multi instrumentista (violão, guitarra, percussão, teclado). Técnico em sonorização para shows e espetáculos de teatro. Técnico de gravação, mixagem e masterização em estúdio. Proprietário de empresa de sonorização para eventos de pequeno porte e “home studio”. Presta consultoria em sonorização para ambientes comerciais e culturais. Ganhador do Prêmio Destaque Técnico, pela operação de som de shows concorrentes ao Troféu Caymmi 2015, dos artistas: Ana Paula Albuquerque, Aiace Felix, Luiza Meirelles, Xangai, Juliana Ribeiro e Jurema Paes. Atividades de formação: Tem ministrado diversos cursos e oficinas, entre os quais estão: a Oficina de sonorização e áudio digital do projeto Oficinas Técnicas do Centro Técnico Teatro Castro Alves (Salvador – BA); a Oficina de técnicas de Som do II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia – Projeto TEIA – Bahia 2014 de encantos e encontros; a Oficina de utilização do computador como ferramenta de gravação de áudio – áudio digital, da Caixa Cultural de Salvador (BA) – 2013. É ministrante da disciplina Sonorização ao vivo e digital do curso de Técnicas de Palco do projeto Na Trilha das Artes (2012), pela Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (Setre) – 2012; e de outros cursos.

Acesse abaixo matérias sobre o Cena em construção em outros estados

Acre

Paraíba

Paraná

Rio de janeiro

Informações sobre os circuitos de oficinas do Cena em construção2015 nas outras cidades serão divulgadas em breve.
________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas – Setor de Formação, Pesquisa e Memória
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br