Vitória e Vila Velha
Período: de 19 a 30 de outubro de 2015
Público-alvo: Estudantes, profissionais e outros interessados em artes cênicas.
Inscrições: até 9 de outubro
Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo (www.secult.es.gov.br). Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada para o e-mail: formacao@secult.es.gov.br.
Mais informações: (27) 3636-7110 / 3636-7111
- Montagem e operação de luz
Instrutor: Flávio Andrade (Joinville – SC)
Período: 19 a 23 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local: Theatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n – Centro, Vitória (ES)
Nº máximo de participantes: 30
Objetivos: proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas – desde o reconhecimento da estrutura elétrica, até a confecção de mapas e a operação; e de conhecimentos avançados, na manutenção de equipamentos e na criação artística para o ofício do iluminador cênico – desde a história da iluminação no espetáculo, até as novas tecnologias na área – visando à capacitação inicial de mão de obra para atendimento dos segmentos artísticos de circo, dança e teatro.
Sobre o profissional: Flávio Andrade atua na área de iluminação desde 1991. Começou a carreira no Teatro Maria Della Costa (São Paulo, Capital), como técnico responsável. Realizou diversas oficinas, através da Secretaria Municipal de Joinville e do SESC, nas áreas de criação e operação de luz. Trabalhou na concepção de iluminação cênica, para diversos espetáculos e até para cinema.
- Oficina de criação de figurino
Instrutora: Elsa Wolf (São Paulo – SP)
Período: 19 a 23 de outubro
Horário: 13h às 17h
Local: Universidade Vila Velha – R. Luís José, 21 – Boa Vista, Vila Velha (ES)
Nº máximo de participantes: 20
Objetivos: a oficina direciona o olhar para a criação de figurinos destinados a espetáculos circenses. Desenvolve o aproveitamento e a escolha de tecidos para cada figurino, bem como do tipo de costura para cada tecido (lycra, brim, algodão, tule, etc.); o desenho e o corte de moldes; a reforma de figurinos, usando criatividade, manipulação de maquina comum e overlock, aplicação de adornos, lentejoulas, strass e vidrilhos.
Sobre a profissional: Elsa Wolf é artista circense e tem vasta experiência na criação de figurinos para a área de circo. Confeccionou figurinos para instituições como: Oz Academia de Aéreos, Academia Brasileira de Circo, Circo Picadeiro, Circo Romano Garcia, Circo Atayde Hermanos (México), Circo Real Espanhol (Argentina), Circo Fiesta, Evento Skol, Grupo Balaio, Grupo Circo Nosso e Grupo Falcon Fort Fun (Alemanha).
- Oficina de cenotecnia e contrarregragem
Instrutor: Bruno Matos (Salvador – BA)
Período: 26 a 30 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local: Theatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, s/n – Centro, Vitória (ES)
Nº máximo de participantes: 20
Objetivos: compartilhar a experiência profissional de cenotecnia e contrarregragem, buscando a capacitação para o mercado, através de aula teórica e prática.
Sobre o profissional: Bruno Matos foi diretor técnico do Teatro Castro Alves (1998 a 2005). De 2006 a 2008, assumiu a chefia de palco do Hotel Ibero Star. Foi cenotécnico em diversos espetáculos e shows, tais como: Ensina-me a viver, Labaro estrelado, Sarau do Braw, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes. Fez a contra regragem de: Vixe Maria! Deus e o diabo na Bahia, Os Ikis, Atêlie de coreógrafos, 07 contos e Gilberto Gil.
- Oficina de composição de trilha Sonora para cena
Instrutor: Marcelo Neves (Rio de Janeiro – RJ)
Período: 26 a 30 de outubro
Horário: 13h às 17h
Local: Universidade Vila Velha – R. Luís José, 21 – Boa Vista, Vila Velha (ES)
Nº máximo de participantes: 20
Objetivos: a oficina se destina a apresentar aos participantes todos os aspectos da criação de uma trilha sonora, sonoplastia e direção musical para espetáculos cênicos, envolvendo simulações, com a participação de todos, e a apresentação, em Power Point, de exemplos de inserções musicais em cenas teatrais.
Sobre o profissional: diretor musical e arranjador, estudou orquestração na Berklee College of Music, de 1977 a 1979. Teve larga atuação como saxofonista, nos anos 1980 e 90: tocou com Gilberto Gil, Elba Ramalho, Luiz Melodia e Tim Maia. A partir de 1991, passou a se dedicar a composição, direção musical e arranjos, com destacada atuação na área teatral. Trabalhou com diretores como Enrique Diaz, Aderbal Freire-Filho, Paulo José, José Wilker, Inez Viana, Pedro Brício, Camila Amado e Cibele Forjaz, entre outros. Conquistou diversos prêmios. Musicou mais de 200 espetáculos, nos últimos 20 anos, tendo trabalhado também para o cinema.